quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

HALLOWEEN!




Olá pessoal!

Nessa edição trago algumas informações sobre uma comemoração que adoro, a festa de Halloween comemorada dia 31 de outubro.
Originalmente, o Dia de Halloween não tinha relação com o dia das bruxas, e sim, era somente um festival celta realizado na Irlanda, denominado Samhain que significa fim do verão e era comemorado entre os dias 30 de outubro e 02 de novembro. Esse festival para os celtas, marcava o fim de um ano e o começo de outro, reverenciavam também o céu e a terra, eles acreditavam que as almas dos mortos voltavam para visitar seus entes queridos, assim os cultuavam, porém, há informações que a Igreja Católica teria inibido esse festival pagão e com o passar do tempo o transformou numa comemoração em honra a todos os santos, que equivale a festa de Halloween. 
Ainda hoje o Festival de Samhain é comemorado por grupos de neopaganismo e Druidismo com rituais muito bonitos, e sua energia é sentida no coração de cada pessoa, mas em especial, o Halloween na atualidade é comemorado com mais importância na Irlanda, Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.
Na Irlanda, país que originou a festa, as pessoas fazem fogueiras assim como os celtas faziam e as crianças se fantasiam e passeiam nas ruas dizendo a frase: " tricks or treats" (doces ou travessuras) mas em cada país a comemoração se difere um pouco.
Aqui no Brasil, apesar de poucas pessoas comemorarem, hoje em dia estão cada vez mais aderindo a essa cultura, as próprias escolas de Língua Inglesa fazem alguma festinha e explicam a seus alunos toda a história, as transformações desde antes do cristianismo e as lendas dessa data comemorativa.
Você sabia que cada objeto usado no dia de Halloween tem um valor simbólico?
A abóbora por exemplo significa a fertilidade e a sabedoria;
as velas significam os caminhos para os espíritos do outro plano astral;
a vassoura simboliza o poder feminino, ela limpa toda a carga negativa;
nessas festas, as pessoas podem fazer seus pedidos em bilhetinhos, que devem ser queimados nas fogueiras ou incinerados de alguma forma para que junto à fumaça seus desejos se elevem;
a aranha e seu fio, tece a teia do destino, é um "suporte" para seguir em frente;
o morcego simboliza a clarividência, a força da energia e da sensibilidade, privilegiado quem consegue ver através das aparências;
o sapo simboliza a sabedoria feminina e seu poder, também é um símbolo lunar;
o gato preto é o simbolo da capacidade de meditação espiritual, liberdade e ligação positiva com o Universo;
no caldeirão, os convidados podem atirar moedas e pedidos;
e o mais legal, as moedas podem e devem ser retomadas no final da festa para serem ofertadas aos necessitados.
Se tratando do Halloween eu não poderia deixar de comentar sobre o lendário Jack O' Lantern, antigamente era usado um nabo para representá-lo, mas com o passar do tempo perceberam que era ideal que Jack fosse representado por uma abóbora, e então a iluminavam perfeitamente como se fosse "O Jack da lanterna". Legal, né?!

E então, dia 31 de outubro está chegando.
Doces ou travessuras?

Paz, luz e um feliz Dia das Bruxas!

NOTA: Essa matéria de minha autoria encontra-se na REVISTA LOBAS / outubro


FLORAIS DE BACH




Setembro chegou!

Mês das flores, mês rico em cores, beleza, odores.. é a sutileza do Universo mais uma vez nos presenteando.
Flores nos causam uma sensação de frescor, de juventude e de vida.
Uma casa enfeitada com flores fica mto mais atraente e aconchegante, no remete a alegria, jovialidade e paz. Nos traz uma energia única, mas a importância das flores não param por aí, acredite, elas também curam.
Aproveito esse mês para falar sobre Florais, em especial, os Florais de Bach.
Dr. Edward Bach foi um médico inglês que criou um método simples e natural de cura através da essência de algumas flores silvestres. Esses remédios florais harmonizam a personalidade do ser, reagindo e curando alguns estados emocionais, dentre eles: medo, ansiedade, mau humor, sentimentos de revolta, culpa, estresse, etc.
Dr. Bach acreditava que esses tipos de sentimentos e desequilíbrios emocionais eram os causadores de muitas doenças e também da infelicidade do ser humano. Os florais atuam no plano mais sutil do paciente e refletem beneficamente sobre o corpo físico.
Os remédios foram descobertos nas flores silvestres e nas árvores do campo numa longa jornada de pesquisas com amor e dedicação.
Vale lembrar que o homem sempre fez uso de ervas medicinais. Até, bem recentemente, os preparos farmacêuticos se baseavam no uso de substâncias naturais, mas o Dr. Bach fez diferente, depois de um longo estudo, ele usou a energia essencial das flores ao invés do material físico delas. Essa energia curativa é extraída de modo particular e acondicionada num líquido conservante, assim, tratando a causa psicológica.
Dr. Edward Bach costumava dizer: "Tratem o paciente e não a doença". Não importa qual seja a doença manifestada no corpo físico, a causa dessa condição será erradicada se pudermos reequilibrar o que existe na psique do ser humano.
Embora encontram-se  muitas manifestações de doenças físicas, as causas psicológicas são poucas. Os Florais de Bach reconhecem 38 condições, portanto, são 38 flores, consequentemente, 38 Florais.
Cada categoria de flores envolve uma gama de diferentes estados emocionais e mentais. O medo, por exemplo, vai desde o terror mais intenso, onde é tratado por alguns florais realcionados ao medo, até medos específicos, tais como medo de altura, do escuro ou ainda ansiedade por imaginar que algo de ruim acontecerá, onde é tratado por outros florais relacionados também ao medo. 
A forma de cura dessas plantas é inteiramente benigna, não causa mal-estar físico , pois elas contêm as energias puras da natureza, o que também nos ajuda a entrar em sintonia com nosso Eu interior.

Os Florais são:

Para os que sentem medo: rock rose, mimulus, cherry plum, aspen, red chestnut.
Para a indecisão: cerato, scleranthus, gentian, gorse, hornbeam, wild oat.
Para a falta de interesse nas cinrcunstâncias atuais: clematis, honeysuckle, wild rose, olive, white chestnut, mustard, chestnut bud.
Para a solidão: water violet, impatiens, heather.
Para a sensibilidade excessiva a influências e opiniões: agrimony, centaury, walnut, holly.
Para o desalento ou desespero: larch, pine, elm, sweet chestnut, star of bethlehem, willow, oak, crab apple.
Para o tratamento da preocupação excessiva com o bem estar do outro: chicory, vervain, vine, beech, rock water.
É válido avisar que, caso você queira se livrar de algumas dessas sensações é de extrema importância e necessidade procurar um Terapeuta Holístico especializado em Florais. Ele poderá te indicar através de um estudo único sobre sua condição, o melhor floral que você possa adquirir para o tratamento.

É isso aí.
Flores não só embelezam a sua casa, flores também curam e embelezam o seu ser!

Paz, luz e um feliz reencontro com cheirinho de primavera.


Para saber mais detalhadamente sobre Florais de Bach acessem o blog: http://revistalobas.loveblog.com.br/
Essa matéria se encontra na REVISTA LOBAS/mês setembro.

Referências Bibliográficas:
Um Guia para os Remédios Florais do Dr. Bach
Autor: Julian Barnard
Editora: Pensamento

SOMOS UNIVERSAIS



Olá pessoal!

Cá estou para falar um pouco sobre o respeito a todas as crenças.
Nos dias atuais, ainda existem algumas confusões sobre atitudes de alguns seguidores, gerando críticas e às vezes um mal estar entre crenças opostas. Não vou discutir a fundo sobre cada doutrina, porque são muitas e cada seguidor adere de qualquer doutrina o que é de fato coerente para si e para sua vida e o que ele realmente acredita, apenas pretendo expor um pensamento para que não haja tanta confusão sobre seguidores e crenças alheias.
Bem, vou começar falando de doutrinas espiritualistas, eu sempre gostei da visão espiritualista, percebo que muitas vezes seus seguidores sofrem de alguma forma certo tipo de preconceito, infelizmente, e claro, não por parte de todos.
Muitas vezes o espiritualista é visto como uma pessoa resignada ao sofrimento por achar que tudo é merecedor pelo fato de ser Kármico, e de certa forma são resignados, sim, mas atenção: aceitação não significa inércia, até porque os espiritualistas e espíritas acreditam muito no livre arbítrio, nas ações positivas e, no entanto, merecedoras para mudar ou ao menos estagnar tal momento ruim em que passam. Os kardecistas, por exemplo, mesmo crendo que muitos acontecimentos são devido as "dívidas" de vidas passadas, não são acomodados só porque "aceitam" esses chamados "testes da vida" que todo ser humano tende a passar . Esse conceito de que todo kardecista se resigna de forma acomodada por aceitar as dificuldades, hoje, em tempos atuais deveria estar ultrapassado, a doutrina como muitas outras apenas os ensinam a não blasfemar e entender que nenhuma folha cai em hora imprópria e que os momentos não acontecem por acaso, que em tudo há um aprendizado para a evolução do espírito, aliás, no meu conceito, uma forma bem madura de conceber os percalços da vida.
Outra religião que ainda sofre muito preconceito é a Umbanda, muitas vezes confundida com macumbaria. Umbanda é caridade. 
A mediunidade na Umbanda bem como em outras religiões que trabalham com médiuns requer uma dedicação de coração à vida espiritual, e se torna simples quando é trabalhada com disciplina e aceita de corpo e alma. Os pontos cantados e riscados, o atabaque, os incensos, tudo tem um porquê na Umbanda. O verdadeiro Umbandista não trabalha para o mal, ele deve ter a alta compreensão da vida, e muitos assim o fazem dignamente, como acredito que muitos irmãos de outras religiões também.
Muitas pessoas me perguntam, por exemplo, sobre a Wicca, mesmo nos dias atuais apesar da evolução que houve no mundo sobre o entendimento das religiões, para alguns ainda falta esclarecimento, e é muito natural, pois a Wicca está sendo mais "aflorada" somente nos últimos tempos.
Simplificando, a Wicca baseia-se no culto à natureza, na manutenção das ervas e também na valorização do sagrado feminino, um dos objetivos do Wiccano é o auto conhecimento e a busca do equilíbrio do ser humano e seu meio. Eles acreditam que tudo que fazem de bom ou ruim voltará para eles mesmos 3 vezes mais, isso para a Wicca é uma lei, chamada LEI TRÍPLICE, muito considerada para eles, isso já basta para que alguns conceitos de que a Wicca é má e faz parte com satã sejam infundados. A religião nada tem a ver com o demônio, Wiccanos não são pessoas obscuras que se vestem de preto e andam por cemitérios. O que causa essa confusão são falsos seguidores que por falta de compreensão acabam expondo costumes equivocados ou seguidores de outras religiões que acusam sem antes, obter uma informação idônea.
Esse tipo de conflito é muito comum de se ver e acontece em toda e qualquer religião, não só na Wicca, na Umbanda ou no Kardecismo. Não só nas doutrinas espiritualistas, mas também seguidores de outras crenças são muitas vezes confundidos em sua cultura. Eu poderia ainda citar mais algumas que sofrem preconceitos, até mesmo as que não fazem parte do universo místico, porém é desnecessário, cabe a nós, perceber que as religiões em geral tem praticantes inadequados à elas, infelizmente, algumas vezes apenas vítimas de falsos profetas que em sua forma de agir causam repugnância em pessoas de outras crenças, por isso, estudar, procurar conhecer e ler sobre vários dogmas seria um bom caminho para que houvesse menos incompreensão e críticas sobre outras religiões. Eu não sou dona da verdade, e acho que ninguém é, cada pessoa sabe o que é melhor para si, o meu intuito não foi enaltecer certas doutrinas, e sim, demonstrar que é através da busca pelo conhecimento e pelo interesse em expandir a mente que gera a aceitação de pensamentos opostos, o texto vai além, aconselha a abrir o coração para com vossos irmãos de jornada e esse fator importantíssimo deve permanecer não só dentro das religiões em comum, mas principalmente em religiões diferentes, eu noto que cada ser humano que compreende o seu aprendizado e ao mesmo tempo de seu próximo, mesmo que não concorde, obtém consciência que cada etapa resulta em novos momentos de evolução e que cada pessoa tem o seu momento particular e oportuno para adquirir conhecimentos diferenciados e novos. Antes de simpatizarmos por essa ou aquela doutrina, seja ela evangélica, católica, kardecista, budista, ou qualquer outra, não importa se a crença é voltada aos Deuses, Deus ou apenas em você mesmo e na ciência, somos humanos. Estamos todos ligados e igualados perante o Universo!
Ser evangélico não significa ser burro, Umbandista não é o mesmo que macumbeiro, ateu não é bandido e as bruxas não bebem sangue.
Não devemos generalizar, mais amor e menos fanatismo, no final, valerá à pena por um mundo melhor.

Diga não à perseguição religiosa e sim a liberdade de crer!
Somos Universais!

Paz, luz e um feliz reencontro!

Nota: Essa matéria de minha autoria se encontra na REVISTA LOBAS.



quinta-feira, 9 de agosto de 2012

A Energia dos Cristais




Os cristais são utilizados para meditações, para cura, para restabelecer o equilíbrio dos centros de energia do nosso corpo; os chakras, ou para energizar ambientes. Pendurar um cristal de quartzo transparente na entrada da sua casa, em portas ou janelas, faz com que a energia seja movimentada e renovada, proporcionando harmonia e bem estar.
O universo é formado por energia. Essa energia sutil que envolve todas as coisas é a Força Vital do universo e é ela que nos liga a todos os seres da natureza, energeticamente.
Os cristais contem o registro mais puro dessa energia, ampilificando-a, por isso podem ser usados para diversas finalidades.
Nosso pensamento também é energia e um cristal pode ser programado com a energia da nossa mente e ser usado em união com várias tecnicas de visualização criativa, para melhorar ou transformar a nossa saúde e o nosso dia a dia.
Os cristais sempre foram usados pelos Xamãs e curandeiros como amuletos, por causa de suas propriedades especiais. Eles acreditavam que os cristais trariam boa sorte e proteção contra os perigos, como tambem tinham poderes sagrados curativos, assim sendo, junto ao corpo sua energia os favorecia. Também eram usados na China antiga, sacerdotes taoístas realizavam rituais de iniciação em cavernas com cristais. No Egito, para que uma pessoa se livrasse de uma doença, em seu pescoço eram amarrados porções de lápis-lazúli, malaquita e jaspe vermelho. Tambem faziam com o lápis-lazúli o escaravelho, um poderoso amuleto de proteção, pois é, a sabedoria dos povos antigos.

A Escolha de seu Cristal:

Se nosso pensamento é energia, que tal usar sua intuição para escolher seu cristal? Preste atenção no que ela lhe revela. Nós atraímos os cristais que combinam com nosso melhor momento. Há várias maneiras de obter seu cristal:
- Você pode se sentir atraído por um cristal ao olhar para ele. Escolha-o.
-Você pode colocar a mão em cima de um cristal e sentir sua energia.
-Você escolhe o cristal de acordo com seu objetivo: se for para meditação, escolha, por exemplo, o quartzo transparente; para cura, prefira as pedras coloridas, de acordo com o chakra a ser trabalhado.
-Cristais grandes são geralmente usados para meditações e os pequenos, para serem usados no corpo.

Limpeza de seu Cristal:

Todo cristal guarda informações energéticas do ambiente em que estavam e de pessoas que os programam ou que os tocam, por isso é muito importante limpá-los, principalmente após terem sido utilizados.
- Coloque-os sobre água corrente por alguns minutos.
- Soprando você usa a energia da Força Vital, o prana (para os hindus). Prana é uma palavra que vem do sânscrito: pra = para fora, an = respirar, viver. É a energia responsável pela vida. A respiração carrega essa energia vital e com ela podemos limpar o cristal com o sopro. Interessante, não? Segure o cristal em sua direção e sopre, mentalizando uma luz branca ou lilás percorrendo o cristal e limpando-o.
-Mergulhe o cristal em água e sal grosso por 24 horas. Atenção! Não use nada que seja de alumínio.
- Enterre-o em sal marinho por 7 dias.
- Deixe-o sob a chuva.
- Defume-o usando plantas secas ou incenso de alecrim.
Durante todo o ritual de limpeza é importante visualizar uma luz branca que invade o cristal e o limpa. Você deve participar ativamente usando seu pensamento positivo. Sempre visualizando o resultado final: seu cristal limpo e purificado em estado de transformação para um energia produtiva.

Energização de seu Cristal:

- É preciso energizar os cristais após a limpeza para ativá-los e recarregá-los.
- Coloque-o ao sol, em cima de um pano branco ou na natureza.
- Deixe-o durante algum tempo em locais sagrados, como altares feitos com esse objetivo.

Programação de seu Cristal:

Devido à estrutura física dos cristais e de suas propriedades, é possível a eles captar, armazenar, processar e transmitir informações. Por isso, eles podem e devem ser programados com determinadas informações para que possam reproduzi-las no processo de meditação, cura ou transmutação de energia, para colocar em seu quarto, em seu ambiente de trabalho, junto ao seu corpo como forma de adorno, como por exemplo, um colar. Por isso é importante que você tenha um objetivo e saiba qual a sua intenção com seu cristal e utilizá-lo sempre o mesmo para determinada finalidade. Sua relação com o cristal escolhido é muito importante. Estabeleça um vínculo com ele como se ele fosse uma extensão da sua mente, corpo e espírito. Use a criatividade, você pode usá-lo sobre um símbolo ou uma frase em um papel, para que ele amplie o efeito positivo de sua determinação.

Meditação e Cura:

Como são canalizadores de energia, os cristais ajudam a relaxar com mais facilidade, concentrando a atenção na meditação. Facilitam a abertura do canal de comunicação com o chamado Eu Superior.
Não compartilhe seu cristal com outras pessoas, ele é seu de uso pessoal.
A ametista e o cristal transparente são ideais para essa prática. A ametista acalma, cria um estado de espiritualidade, facilita a passagem para estágios superiores da consciência. O cristal representa a clareza da mente.


A cura pelos cristais é chamada de "medicina vibracional" ou "energética". Eles ajudam a equilibrar a força vital, assim sendo, melhoram a saúde física, emocional e mental. Existe uma troca de energia entre os campos eletromagnéticos de um cristal e o nosso corpo. Isso acontece por meio do equilíbrio dos nossos centros de energia, onde circula o fluxo de energia vital: os sete chakras, sete pontos em nosso corpo. A palavra chakra vem do sânscrito e significa "rodas de luz". Cada um dos chakras relaciona-se com as sete cores do arco-íris; vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, azul-anil e violeta.
Como na meditação, use roupas confortáveis e brancas, fique num ambiente calmo, com músicas calmas e relaxantes. Ficar deitado nesse caso, é a melhor posição. Assim, coloque os cristais sobre o corpo, no chakra necessário.

Chackras e os Cristais:

1- Chakra Básico: fica na base da coluna vertebral, púbis. Abriga força vital ou kundalini. A energia desse chakra controla a vitalidade do corpo físico.
O uso do cristal nesse ponto combate o cansaço, estresse, anemia e diminuição da energia física. Nos níveis emocional e mental, o chakra Básico expressa a vontade pessoal, a vitalidade, o instinto do ser humano de sobrevivência, portanto quando esse chakra está em desequilíbrio, a pessoa sente medo e falta de coragem para enfrentar o dia a dia. Esse chakra vibra com a cor vermelha, que fornece vitalidade no nível fisico e coragem nos níveis emocional, mental e espiritual e tambem está relacionado as glândulas reprodutoras masculinas e femininas. É de grande importância na reprodução.
Cristais: ágata, jaspe-sanguíneo, olho-de-tigre, hematita, conralita, rubi e granada.

2- Chakra Esplênico: abaixo do umbigo. A energia desse chakra é ligada à circulação, assimilação e distribuição de energia prânica por todos os outros chakras. Essa energia faz parte de todas nossas manifestações, desde o ar que respiramos, até o alimento que comemos e se ela não for canalizada corretamente, pode provocar estresse e gerar um sentimento de solidão porque afeta diretamente nossas emoções.
O uso do cristal nesse chakra traz segurança, otimismo, esperança, sociabilidade, craitividade e poder. Elimina o medo e a insegurança, enfrentando as mudanças, e tambem controla nossa energia sexual. Esse chakra vibra com a cor laranja, estimulante e vitalizante, combatendo a apatia.
Cristais: seleita, olho-de-tigre, citrino, topázio dourado e ágata marrom.

3- Chakra do Plexo Solar: acima do umbigo. Ligado ao sistema digestivo (pâncreas, fígado  estômago) e purificação do organismo (bexiga), representa a união entre a mente e as emoções. Está relacionado com o poder pessoal de cada um. Se esse chakra estiver em desequilíbrio afeta a pessoa trazendo sentimentos de inferioridade, impotência, desencadeia um mal relacionamento com as pessoas e com o mundo à sua volta. Trabalhando os cristais nesse ponto se desenvolve a auto confiança de assumir o controle da sua própria vida, além de proporcionar coragem e auto-estima para valorizar a sua capacidade de agir atuante em relação à vida. Vibra com a cor amarela, estimulante nos processos mentais e intelectuais.
Cristais: citrino quartzo rosa, malaquita, quartzo fumê e pedra-do-sol.

Chakra Cardíaco: centro do peito. Relaciona-se com o coração e o sistema circulatório. Nele se encontram as energias das emoções mais puras como a compaixão, o amor incondicional e a aceitação de si mesmo e das pessoas à sua volta. Ele em desalinho, acarreta um desequilíbrio nas emoções, dificuldade no perdão, sentimentos de mágoas, incapacidade de expressar diversas formas de amor. Vibra com a cor verde, presenteando com alegria, equilibrio e restabelecendo a tranquilidade. E com a cor rosa, estimulando o amor universal  e a compaixão pelo próximo.
Cristais: jade, quartzo aventurino, turmalina-melância, quartzo rosa e esmeralda.

5- Laríngeo: centralizado na base do pescoço. Representa a comunicação e a capacidade de se expressar e impor para si mesmo seu poder e sua vontade. Em desequilíbrio pode provocar dores de garganta e infecções no nível físico; no nível emocional bloqueia a capacidade de criar, expressar a sua vontade, sua verdade e necessidades.  Os cristais relacionados a esse chakra possibilita acalmar a mente, tranquiliza a respiração e inspira pensamentos elevados. Vibra com a cor azul, trazendo serenidade, paz e entendimento.
Cristais: água-marinha, lápis-lazúli, turquesa e celestita.

6- Frontal ou Terceiro Olho: Entre as sombrancelhas. É o chakra da intuição, dos poderes psiquícos, da clarividência e do sexto sentido. Quando esse chakra está em desequilíbrio , causa uma certa dificuldade para intuir algo que ajudaria no desenvolvimento e evolução da nossa espiritualidade. Há perda de memória. No aspecto físico podem ocorrer problemas endócrinos. Usando os cristais devidamente estimula a percepção e a intuição, e ficamos recepetivos as informações sutis. Vibra com o azul-anil que possibilita a ligação com o inconsciente, promove serenidade e relaxamento para meditações.
Cristais: ametista, fluorita, lais-lazúli e sodalita.

7-  Coronário: no alto da cabeça. Abre caminho para expansão da consciência superior. Nesse chakra se juntas as forças da mente, do corpo e do espírito na tentativa de se unir ainda à força da Consciência Cósmica. A nível físico podem ocorrer disfunções cerebrais. Ficamos abertos para a consciência e conhecimento quando o chakra coronário está equilibrado, nos sentimos unidos à realidade cósmica, nos fortalecemos para abandonar crenças em nós arraigadas e aceitar um outro tipo de compreensão. Esse chakra como o cardíaco tambem vibra com duas cores: violeta que promove a transcedência e a transmutação; e com a cor branca, energizadora poderosa, reunião de todas as cores, busca a sensação de paz.
Cristais: ametista, celestita, jade, quartzo transparente, diamante e calcita dourada.

Os cristais  se utilizados adequadamente por pessoas bem intencionadas são aliados e muito eficientes, eles ajudam no caminho do auto-conhecimento e da harmonização do nosso corpo e da nossa mente.
A ligação do ser humano com a natureza é um fator importante para a harmonização física, mental e espiritual, ela nos oferece vários benefícios, o cristal é uma delas.
E Lembrem-se, meus queridos leitores: a vida pode ser vivida em estado de Ananda - palavra sânscrita que significa felicidade suprema. Basta sentir!

Paz, luz e um feliz reencontro!

Aine Leannan.

Referências Bibliográficas:
Aparecida Liberato- Numeróloga, escritora brasileira e fonoaudióloga.
Claudia Boechat-  Jornalista, editora, autônoma e consultora.



Essa matéria encontra-se também na edição 0003 da revista LOBAS na qual sou colaboradora.
Acessem o site para ver todas as edições:  www.revistalobas.com.br 

A MAGIA DO CHÁ E SEUS EFEITOS TERAPÊUTICOS




Olá Pessoal!

Olhando pela janela, esse tempinho gostoso e logo me veio a mente uma xícara de chá. Alguns climas nos convidam a aquecer o corpo com bebidas quentes, ou revigorá-lo com essa bebida que pode também ser refrescante, em dias quentes de verão. Chás podem ser servidos de muitas maneiras.
Para acalmar os nervos, chás para emagrecer, chás para gripe e até chazinho para cessar a cólica do bebê. Quem nunca peparou um chá em situações semelhantes?
Que delícia !
Essa bebida milenar conquistou o coração e o paladar de muitos pela sua leveza de sabor suave e pelo seu aroma agradável, os chás tem um papel importante na cultura chinesa, foi exatamente na China que ele surgiu.
Existem algumas lendas e mitos no que diz respeito ao chá.
E uma delas conta que essa bebida extraordinária surgiu a mais de 5 mil anos, na China antiga. A lenda diz que um Imperador Chines chamado Sheng Nung, um amante das artes e da Ciência decretou uma Lei onde toda pessoa deveria ferver a água antes de bebê-la para que ficasse livre de impurezas, afim de acabar com as epidemias. Certo dia andando pelos jardins e pausando debaixo de um arbusto com um recipiente de água fervente preparada pelos seus servidores, notou que a cor do líquido teria ficado acastanhada e com um aroma delicioso, percebeu que a causa dessa surpresa era devido as folhas do arbusto que haviam caído na água e foi então que decidiu experimentar o "líquido dourado". A partir daí para a nossa sorte e bem estar, se tornou adepto ao chá induzindo ao povo da China, este logo foi levado para o Japão e assim se espalhou pelo mundo inteiro.
As historias e as lendas que cercam o chá são fascinantes, não poderia ser diferente, já que se trata de uma bebida tão sutil que nos tranquiliza. Sua infusão pode ser servida a qualquer hora do dia ou da noite tendo o poder de proporcionar bem estar, promover a saúde e tranquilidade em quem está bebendo, alem de que eles são ótimas companhias em horas da pausa para um descanso.
Segundo a Wikipédia, o "chá de ervas" é frequentemente utilizado para designar todas as infusões feitas a partir de diferentes partes de plantas (não necessariamente ervas - casca, folhas, flores, etc). Exemplos mais comuns são o chá de camomila, chá de erva-cidreira, chá de tília, chá de menta, chá de limão, chá de flor de laranjeira, etc.
No entanto, essas infusões são tisanas  e não rigorosamente chás, uma vez que o termo chá designa única e exclusivamente a bebida preparada através da infusão de folhas, flores ou raízes da planta Camellia sinensis.
Além das propriedades das plantas, você sabia que o chá no inverno tem um ótimo benefício?
Ao ser bebido quente é vasodilatador e permite que chegue sangue à superfície da pele, aquelas zonas menos irrigadas, sobretudo em pessoas com problemas de circulação, porém, há de se ter um certo cuidado, ervas funcionam mesmo, portanto exageros podem ser prejudiciais à sua saúde. Pesquise e tenha cautela ao tomar chás de certas ervas, consulte um especialista no assunto, pois ele com certeza, indicará quais as ervas eficientes para cada caso específico, qual a sua dosagem e tempo corretos.
 A ciência já comprovou os efeitos terapêuticos das ervas e acescentam que quando combinados com a medicina tradicional, são de grande valia.

Atenção:

- Nunca ferva a água com as ervas, pois a evaporação faz perder o sabor e o poder medicinal do chá.
- Se o ingrediente for algum tipo de raiz, casca ou semente, aí então você pode ferver tudo junto para extrair os componentes do material.
- Nada de aproveitar chá feito no dia anterior. Depois de 24 horas o chá já está em processo de fermentação.
- As propriedades do chá são melhores conservadas se você evitar usar utensílios de metal na preparação.

Vai aqui algumas de chás terapêuticos:

-Alecrim: o chá feito dessa erva é muito indicado para solucionar o esgotamento físico que as pessoas sentem como sintoma de gripes e febres.

-Folha de amora: o chá dessa folha pode servir como um tratamento alternativo para as mulheres que fazem reposição hormonal. Ele ajuda a aliviar os sintomas da menopausa, mas não substitui o tratamento indicado pelo ginecologista à base de hormônios.

-Chá de Melissa: é ótimo para quem anda tendo problemas de insônia. Tomar uma xícara do chá antes de dormir pode garantir uma noite sem aquelas reviravoltas pela cama.

-Chá de Boldo: chá digestivo bom para ser tomado após as refeições e ótimo para problemas hepáticos também.

-Erva-mate: estimulante neuro-muscular. Possui entre seus componentes vitaminas do complexo B, C, E, além de sais minerais como cálcio, manganês e potássio. Ideal para ser consumido em situações que exijam muito esforço fisico e mental, pois aumenta a resistência à fadiga.

-Camomila: calmante. Eficaz no tratamento de cólicas do estômago, intestino e útero e nas menstruações difíceis e dolorosas. Também é muito utilizado na cosmética como calmante para a pele e para avivar o dourado dos cabelos loiros.

-Capim cidreira: antiespasmódico. É considerado um excelente tônico para o sistema nervoso. Acalma, sendo muito eficiente em insônias e dores de cabeça.

-Chá verde:  protege o sistema gastrointestinal de bactérias nocivas, auxilia nos processos digestivos, controla a pressão arterial, ativa o sistema imunológico, promove a longevidade saudável. No processo de emagrecimento, o chá verde atua como importante auxiliar, pois tem ação desintoxicante, digestiva e diurética, entre outros benefícios.

-Chá de hibisco: essa planta possui propriedades nutricionais capazes de auxiliar a perda de peso. O hibisco ajuda no processo digestivo, reduz o nível de gordura no organismo, melhora o funcionamento do intestino e diminui o acúmulo de líquido no corpo. É o queridinho da vez!

É isso aí, as ervas podem fazer parte de uma nutrição holística, nos possibilitando viver de uma forma ainda mais saudável, com maior longevidade e qualidade de vida.
Existem várias formas simples de usar esses produtos que acabam aliviando sintomas, além de acalmar a mente.
Vovó sabiamente já dizia isso!

Paz, luz e um feliz reencontro!

Aine Leannan.

Observação: Essa matéria encontra-se também na edição 0003 da revista LOBAS na qual sou colaboradora.

Acessem o site para ver todas as edições:  www.revistalobas.com.br 

O CAMINHO ESOTÉRICO




Olá pessoal!

Vamos falar sobre esoterismo? 
Eu tenho um profundo interesse por assuntos Gnosticos e nada melhor do que começar com uma matéria sobre o Esoterismo, um assunto que está sendo cada vez mais discutido no mundo inteiro.
A palavra Esoterismo deriva do grego esotericos e significa "interno" ou "escondido", por isso não devemos confundir com Exoterismo, que apesar de ter a mesma pronúncia se refere ao que está "fora", o Esoterismo busca desvendar o interior.
Hoje em dia o termo Esoterismo é mais ligado ao Misticismo, ou seja, à busca de verdades e leis que regem todo o universo, é a junção das verdades contidas nas ciências ocultas e nas religiões, que visa em diversos aspectos, trazer para os seres humanos que buscam o autoconhecimento. E como é gratificante conhecer a nós mesmos, nos revelando no tempo certo, sem pressa, a cada dia como o sol que se abre e clareia a vida, floresce a natureza, o autoconhecimento assim como o nosso Astro Rei, nos clareia a alma e floresce nosso coração, não é mesmo?
O Esoterismo nos ajuda a filtrar esse auto conhecimento, remete-nos a descobrir como fazer o bom uso das energias da natureza na Terra, sua ideia principal é utilizar dela todas as técnicas possiveis para que o homem possa transmutar a maldade em bondade, a escuridão em luz, e seguir por um caminho rumo a evolução espiritual, ensinando-nos a conhecer nossas fragilidades, nossas qualidades, nossos sentimentos. E nos conhecendo podemos corrigir nossas falhas, tendo uma auto estima verdadeira podemos saborear melhor nossas qualidades, aflorando nossos sentimentos para um contato melhor com o mundo e conosco, nos adaptando livremente para sermos cada vez mais felizes!
Afinal de contas, qual é a busca constante de todo ser humano, senão o autoconhecimento e a felicidade!

É o que desejo a todos os leitores.


Paz, luz e um feliz reencontro!

Aine Leannan.

Observação: Essa matéria encontra-se também na edição 0002 da revista virtual LOBAS, na qual sou colaboradora.

Acesse o site para ver todas as edições: www.revistalobas.com.br 

quinta-feira, 29 de março de 2012

Feng Shui - PÁSCOA


A Páscoa é um dos momentos do ano mais rico de espiritualidade e fé para os cristãos no mundo. Entre os muitos símbolos da Páscoa, há um em especial que é visto durante todo o ano na casa das pessoas, trazendo as bênçãos de Jesus aos moradores: a da Santa Ceia.

A imagem da Santa Ceia é rica de simbologias do tipo confraternização, união e abundância. É por causa destes símbolos que ela é colocada na sala de jantar das residências, num claro sinal de abençoar as refeições e seus moradores. 

A mesa de jantar tem um papel importante em uma família. Em volta desta mesa a família toda se reúne para comemorar datas importantes, tais como aniversários, natal, Ano-Novo, etc. Nestas ocasiões é que notamos o quanto é importante a união da família.

É também nesta mesa que a família recebe a energia vital dos alimentos preparados na cozinha e fogão.

Os mais antigos sempre falavam que uma casa que tem a mesa de jantar cheia de gente e comida farta é uma casa abençoada por Deus e próspera. Se prosperidade pode ser medida pela alegria das pessoas reunidas para comemorar algo, ou simplesmente fazer uma refeição, a mesa de jantar é um dos fortes pontos de prosperidade, riqueza e abundância de sua casa.

Então, vamos energizar e cuidar bem da mesa e de sua simbologia de riqueza.

Cuidando da mesa de jantar
1) Para atrair ainda mais prosperidade e riqueza, devemos ter sempre sobre a mesa um símbolo de riqueza, que pode ser um vaso de flores vermelhas ou amarelas, um arranjo de girassol, uma fruteira cheia de frutas etc.

2) Mantenha sempre a mesa arrumada e limpa. Caso você use a mesa para trabalhar ou estudar, arrume a bagunça quando acabar de trabalhar ou antes das refeições.

3) Para aumentar ou dobrar a prosperidade da mesa de jantar, coloque um espelho grande que reflita a mesa. Dependendo do tamanho do espelho, teremos também a sensação do aumento da sala de jantar.

4) A mesa de jantar deve ficar próximo da cozinha. Caso contrário, quanto maior a distância, mais a prosperidade irá demorar para chegar.

5) Evite que a mesa seja vista por quem entra pela porta de entrada. Dizem que dá azar.

6) Evite que a mesa de jantar fique de frente à porta do banheiro ou do lavabo, para evitar que o banheiro roube energia da mesa. Caso exista este alinhamento, aconselho a colocar, por exemplo, um biombo na frente do banheiro.

7) Para quem morar em casa sobrado ou apartamento duplex, evite que a mesa de jantar fique alinhado com o banheiro e privada que ficam no andar de cima.

8) Muito cuidado para que a mesa de jantar não fique bem debaixo de uma viga exposta. Uma viga sobre a mesa pode dividir a família e ser um obstáculo para a prosperidade chegar.

9) Cuidado com mesas de jantar muito grande, com muitas cadeiras, caso sua família seja pequena. Você poderá ter um problema de uma "vazia prosperidade". Uma forma de evitar este problema é ter uma mesa de jantar que feche.

10) Caso você tenha uma mesa com muitas cadeiras sem uso, faça um rodízio de cadeiras, fazendo com que todos os familiares sentem um dia em cadeiras diferentes. Este rodízio ativa a prosperidade.

11) Faça pelo menos uma refeição por semana com toda a família à mesa.

12) Não esqueça de ter um ponto de luz sobre a mesa de jantar. Luz é energia.





Feng Shui e os festejos de fim de ano



1) Em novembro, devemos começar a preparar a casa para o novo ano que se aproxima. E o preparo começa com a REMOÇÃO do que se tornou INÚTIL, está IMPERFEITO e provoca LEMBRANÇAS RUINS... Assim, deve-se selecionar o que desejamos manter na nossa casa: roupas, calçados, CDs, livros, bijuterias, bonés, objetos diversos, fotos, etc.

2) É preciso mudar a "cara" da casa. Vários aspectos podem ser examinados: trocar quadros de lugar; renovar as fotos dos porta-retratos; modificar a arrumação dos móveis, por exemplo, trocar uma poltrona de lugar; pintar paredes que necessitem disso ou escolher uma parede para ganhar uma nova cor; e uma ação muito importante: renovar as plantas do interior da casa. Levar as atuais para a varanda ou o jardim, e decorar a sala com novas plantas. Se possível, pôr uma orquídea em algum ponto da sala. A orquídea é a flor mais positiva que existe.

3) Utilizar elementos decorativos próprios das Festas. E fruteiras com maçãs, laranjas, tangerinas, uvas, caquis; e pratos com frutas secas, como damasco, tâmaras, uvas-passas, etc. Tudo isso é símbolo de Prosperidade. 

4) No Natal, cuidar para que a noite seja de paz, alegre, com a família e amigos reunidos para celebrar o nascimento de Cristo. Porque este é o motivo dos festejos e, não, a distribuição de presentes...

5) No Réveillon, muita alegria, mesa farta, casa totalmente ILUMINADA, portas e janelas ABERTAS, para que o ano velho se despeça com festejos; e o ano novo tenha as boas-vindas como a Esperança pede.


6) Mas, além dessas dicas para a casa, é FUNDAMENTAL que todos se preparem emocionalmente! Terminar o ano torcendo para o próximo chegar logo porque "o ano velho foi uma droga", porque "não consegui o que queria", porque "aconteceu isso ou aquilo" é terminar o ano de modo triste, negativo. E ninguém merece se sentir assim...
Então, recomendo que todos façam um exercício positivo, para terminar este ano com alegria, agradecendo as pequenas vitórias, as conquistas, os encontros e reencontros. O fato de estar vivo e com saúde é o suficiente para se festejar,
não é mesmo? E, quem sabe das coisas, vai agradecer até as crises, porque, com elas, cresceram, se transformaram. ..

7) Como curiosidade, no dia primeiro de janeiro, não se pede nada emprestado nem se empresta. E não se toca em tesouras... Tudo para preservar a Prosperidade e evitar dificuldades durante o ano!


Feliz ANO NOVO!!!

FALE BEM DE SUA CASA


Todos sabem ou já ouviram falar que o pensamento é uma arma poderosa, tanto para o bem, como para o mal. O mesmo vale para o poder da palavra. Aquilo que falamos fica registrado no universo e em nossas vidas para sempre. Se você fala que ama alguém, os caminhos se abrem. Se você fala que odeia, o céu desaba.

Preste mais atenção em certas frases que você usa, inclusive quando for se referir a sua casa. Quem já não ouviu pessoas falarem que moram numa "porcaria de casa" ou que seu "apartamento é um cortiço"? Para piorar, há aqueles que assemelham sua moradia a um inferno: "meu apartamento é um Iraque, todos estão sempre em guerra", "minha casa é um grande bagunça, não encontro nada. E por aí vai.

Uma casa tem baixo astral por causa de seus moradores e seus costumes. Não tem jeito: ou as pessoas mudam seu comportamento ou a casa continuará com a energia negativa.

Se a casa é bagunçada, arrume. Se é o local onde todos se lamentam, comecem a sorrir e a discutir sobre os problemas até chegar a solução. Ou seja, mude a vibração da casa e das pessoas. Não é fácil, mas é possível. É uma questão de mudar a mente e a energia.


Trate bem sua casa. Fale bem de sua casa.
Agradeça pela casa que tem.
Se ela não lhe passa bons fluidos,
veja como mudar esta energia,
antes que ela se torne um peso na sua vida.




Feng Shui - O "ESPÍRITO" PROTETOR DE UM LOCAL


Sempre que for a algum lugar, antes de entrar, sempre deve-se "saudar o mentor do local". Todo o local tem sua personalidade, uma energia única, um anjo da guarda ou mentor que governa os ambientes e protege as pessoas que ali moram ou trabalham.

Quando se saúda este “espírito”, você se sente melhor no ambiente. Esse espírito dá vida às pessoas e aos lugares, acompanha-os da nascença à morte e determina o caráter da sua essência. O conceito de habitar convoca a relação que o homem estabelece com o lugar. Quando o homem habita está simultaneamente localizado no espaço e exposto a determinadas características do ambiente. A localização no espaço envolve duas funções psicológicas: orientação e identificação.

É muito importante que os moradores "conversem" com o espírito de sua residência e que cada empresário saúde o guardião do imóvel de sua empresa. Quando se cria um elo de amizade e respeito com este espírito protetor, o ambiente passa a acolher melhor seus habitantes.

>>Para NÃO agredir o mentor de um imóvel não devemos:
- Agredir verbalmente ou energeticamente o imóvel, dizendo, por exemplo, que não gostamos dele;
- Descuidar da sua manutenção e limpeza;
- Falar que a casa ou o imóvel da empresa é um fardo e que você não é feliz lá;
- Não pedir licença para habitar o local.

Portanto, pare de brigar e reclamar sobre o imóvel. Se sua vida não é boa, não culpe sua casa por isso. Seja mais educado, cuide, conversa com ela. Assim, você verá uma grande melhoria na energia do ambiente.






QUANDO UMA ÁREA DO BAGUA CAI NO BANHEIRO


"Como ativar a área do Baguá que cai no banheiro?" 

Área do trabalho: Em geral, nota-se que o rendimento no trabalho cai. A prometida promoção não acontece, não se consegue mudar de emprego e a toda hora alguém fica desempregado.

Área do conhecimento: Não se aprende novos métodos de trabalho; não é possível preparar-se para provas e concursos e o rendimento escolar das crianças é muito baixo. Não há vontade para ler nada.

Área da família: Em geral, encontram-se muitos conflitos e desgastes nos relacionamentos familiares.

Área da prosperidade: O dinheiro entra e some, "sai pelo ralo", ou seja, o desaparece com uma série de imprevistos em nosso orçamento. Temos dificuldade para fazer negócios ou receber dinheiro já ganho. O trabalho mingua.

Área da fama e sucesso: O sucesso e fama no trabalho não são reconhecidos. Falta ânimo, pois a auto-estima fica baixa. O sucesso na empresa ou em negócios emperra ou não decola.

Área do relacionamento afetivo: Os namoros não decolam, o casamento está desgastando por motivos fúteis e você e seu parceiro só brigam.

Área dos filhos e futuro: A comunicação com os filhos está "estranha" e o filho anda meio rebelde. Não projetos para o futuro em nenhum setor da vida.

Área dos amigos: Você não tem nenhum amigo de confiança nem colegas para bater papo. Ninguém lembra de você na hora de viajar e nem o convida para festas.

Área da saúde: Gripes, dor de cabeça e chateações constantes. Falta pique e as doenças demoram para passar.

Antes de ativar os setores do Baguá em um banheiro é preciso cessar o roubo de energia e fazer sua energia ser mais Yang (positiva)

Como evitar a energia estagnada e a fuga de energia
Mantenha o banheiro sempre arrumado e limpo
Tenha cuidado com a pintura e a cerâmica do banheiro
Evite bagunça neste cômodo, como manter roupas e toalhas jogadas pelos cantos
Arrume os vazamentos. Cano furado é sinal de perda de energia. O mesmo vale para infiltrações, mofo e umidade
Feche os ralos e tampo da privada
Mantenha o local arejado e iluminado

Como tornar a energia do banheiro mais positiva (Yang)
Se a água ajuda na fuga de energia o que pode-se colocar no banheiro para represar a água? Terra. No Feng Shui, o elemento é representado pelas cores amarelo e suas variáveis, além dos tons de terra. Coloque vários objetos, toalhas e pinturas com essas cores. Não esqueça também de colocar vasos de cerâmica -material que vem da terra.

O elemento madeira precisa muito do elemento terra para crescer, para ficar mais Yang. Por isso, objetos e móveis com cor de madeira podem ser usados no banheiro. Outra opção é usar a cor da madeira, que é o verde. Use então plantas e flores naturais nos banheiros, além de objetos e toalhas verdes.

Muita luz e vento são bem-vindos.

Para tornar a energia do banheiro mais Yang, use dois instrumentos do Feng Shui: pendure uma esfera facetada no ponto de luz ou um sino de vento de metal no teto.

Dicas para ativar as áreas do Baguá no banheiro
Área do trabalho: Para quem gosta de ler no banheiro, colocar revistas e livros ligados à profissão é uma ótima alternativa. Colocar o boneco da profissão é outra dica. Plantas fortes e robustas, que crescem para cima, podem representar o sucesso no trabalho.

Área do conhecimento: A leitura de livros e revistas neste cômodo ativará esta área do Baguá. Velas e símbolos esotéricos ativam a espiritualidade. Objetos, decoração e toalhas verde e azul esverdeado ajudam a ativar esta área. O elemento Terra rege essa área, que pode ser ativada por formas quadradas, objetos de cerâmica e cores amarelo e tons de terra.

Área da família: Coloque um porta-retrato com a foto da família. Se você for mais tradicional, use um quadro com a figura de uma casa. Como o elemento que rege esta área é a madeira, cuja a cor é verde, podemos ativá-la colocando móveis e objetos cor de madeira ou verde, bem como plantas e flores naturais.

Área da prosperidade: Objetos, ornamentos e decorações douradas e amarelas ativam esta área do Baguá. Para os brasileiros, um grande símbolo de riqueza são as matas. Ou seja, coloque muitas plantas naturais e que crescem para cima. Abuse de flores amarelas, vermelhas e laranjas -cores de riqueza. Use um sol dourado, uma estrela amarela ou um arranjo de girassol.

Área da fama e sucesso: Esta área pode ser ativada com objetos, ornamentos e utensílios dourados, amarelos e vermelhos. Sucesso lembra brilho e luz. Por isso, temos de caprichar na iluminação -artificial ou natural. Abuse das flores vermelhas, amarelas e laranjas. Quanto mais quente, melhor. Não podemos esquecer que o elemento fogo rege essa área. Velas de todos os tipos e tamanhos devem aparecer neste cômodo. Não esqueça de colocar a figura do sol, estrelas e uma esfera facetada.

Área do relacionamento afetivo: Coloque flores vermelhas, brancas ou rosas que são cores do amor. Essas cores podem se repetir nas toalhas e objetos decorativos. Pares e casais são sempre bem-vindos: duas saboneteiras, um par de toalhas etc. Para aquecer o amor, velas vermelhas sempre em pares. Pedras rosas, vermelhas e lilás dão uma charme final.

Área dos filhos e criatividade: Quem rege esta área é o elemento metal. Objetos e utensílios de metal, como alumínio, prata, cobre e ferro, podem ser usados em luminárias, torneiras e molduras de espelho. Branco e tons pastéis também podem ser usados para ativar essa área. Revistas e livros que estimulem a criatividade são boas alternativas. Brinquedos ativam a área dos filhos.

Área dos amigos: Ter um ponto de telefone no banheiro para falar com os amigos é uma maneira original de ativar esta área do Baguá. Coloque presentes e lembranças de amigos ou de viagens feitas com eles. O elemento Metal rege esta área. Por isso, use objetos de metal.

Área da saúde: Ative-a com muito verde (plantas e flores), amarelo e tons terra. Coloque também uma esfera facetada.







BA-GUÁ mapeia energias do ambiente


Mas o que é o Baguá ou Ba-Guá? 
É uma figura octagonal, ou seja, tem oito lados, cada um deles conhecido como "gua", que representa uma energia ligada a nossas vidas. Observando a figura fica mais fácil identificar os lados ou "guas": do trabalho, da sabedoria, da família, da riqueza, do sucesso, do amor, da criatividade, dos amigos e da saúde.

Essas energias estão em todos os ambientes, em pontos específicos determinados pela aplicação do Baguá sobre a planta deste ambiente.

Como aplicar o Baguá e por quê?
Para aplicar o Baguá devemos seguir as seguintes instruções:

1- Desenhe o ambiente que deseja mapear, no tamanho próximo à figura do Baguá

2- Coloque o Bagua sobre a planta que desenhou, posicionando o "gua do Trabalho" sobre a porta de entrada

3- Assim que o "gua" do trabalho estiver posicionado sobre a porta de entrada, centralize o Bagua sobre a planta toda, até que ele esteja "encaixado" na planta.

Após aplicar e posicionar o Baguá na figura desenhada da residência vamos notar que cada lado do Bagua está localizado em um ou dois cômodos da residência, que são justamente os pontos energéticos de cada "gua".

Veja abaixo todas as áreas do Bagua e exemplos de como ativá-las por meio dos símbolos:

"Gua" do trabalho, carreira e comércio
·Diplomas de faculdade, certificados de cursos, premiações

"Gua" da sabedoria e espiritualidade
· Livros, revistas e jornais
· Imagens de santos e anjos
· Pirâmides e incensos

"Gua" da família
· Porta-retrato com fotos de toda a família
· Ótimo local para colocar uma mesa de jantar (símbolo de união)

"Gua" da riqueza, prosperidade e abundância
· Aquário com muitos peixes ou fonte d'água
· Quadro com imagem de árvores frutíferas ou imagem do sol
· Um arranjo de girassol ou fruteira cheia de frutas

"Gua" da fama e sucesso
· Sol vermelho ou amarelo
· Premiações, diplomas ou fotos em eventos especiais

"Gua" do amor
· Coração vermelho ou rosa
· Flores vermelhas ou brancas
· Fotos do casal

"Gua" dos filhos e criatividade
· Fotos dos filhos ou figuras de crianças brincando
· Livros ou computador que ajudem a ativar a criatividade

"Gua" dos amigos
· Ótimo local de colocar um ponto de telefone ou internet
· Uma sala de visitas
· Anjos e querubins

"Gua" da saúde
· Plantas e quadros com muito verde e saúde.





Feng Shui - PENDURE MAIS ENERGIA NOS AMBIENTES


Algumas formas simples de estimular as "energias aéreas". São dicas simples, mas eficazes.

Plantas e flores naturais: energizam qualquer ambiente, além de estimular as vibrações pela cor e beleza. Pendure em locais que não atrapalhe a circulação de pessoas. Evite colocar sobre cadeiras e poltronas, pois não é uma boa posição energética.

Luzes: uma lâmpada acesa em qualquer ambiente, ilumina e energiza. Um canto escuro e tenebroso num ambiente, por exemplo, pode facilmente ser energizado com uma luminária ou tubo.

Lustres de cristal: além da luz ser uma fonte de energia, os cristais do lustre também são uma fonte de energia.

Ventiladores: seja localizado no teto ou na parede, quando ligados, os ventiladores provocam movimentação da energia.

Caixa de alto falante: instaladas na parede ou teto, ou em prateleiras bem altas, irão energizar o ambiente quando o som se propagar. O tipo de som varia conforme o gosto de cada pessoa. Quem não gosta de uma música ambiente?

Relógio de parede: seu movimento é sinal de energia em movimento.

Quadros: um das forma mais fácil e simples de decorar as paredes e energizar os ambientes. E muito difícil uma pessoa não encontrar uma figura ou paisagem de seu agrado para colocar em sua sala, por exemplo.

Sino dos ventos: seja de metal ou de pedras, quando colocado em ambientes que tem circulação de ar, irá tocar e vibrar positivamente. Uma boa dica é colocar o sino próximo a janelas ou varandas, pendurados no teto.

Móbiles: sempre associamos móbiles a quarto de criança. Na verdade, além do quarto da criança, podemos pendurar móbiles em qualquer ponto da casa, pois seu movimento estimula a circulação de energia. E existem vários tipos de móbiles. Procure colocar o mais colorido possível ou com espelhos.

Esfera facetadas: um dos instrumentos do Feng Shui mais usado para energizar ambientes. Podemos pendurar no teto, por exemplo, sobre a mesa de trabalho ou no ponto de luz da sala para termos mais energia.

Cristais austríacos ou swarovisk: Em várias cores, tamanhos e formatos, são lindos e fontes de energia para qualquer local do ambiente. Só tem um inconveniente: são caros.

Dançarina do vento: é uma espécie de móbile.

Dobradura de papel (origami): pequenos, com formas variadas e coloridas, quando presentes num ambiente, dão um toque alegre e descontraído.

Mandalas: por si só são fontes de energia.

Bandeiras e flâmulas: estimulam nosso visual e ambiente.

Filtro do sonho: em geral, são colocados sobre a cama. Protegem nosso sono das más vibrações.

Candelabro: a vela energiza há séculos o ser humano.

Fotos: seja num porta-retrato de parede, seja expostas em prateleiras altas, fotos sempre vão estimular nossas vidas.

Com toda a certeza, podemos completar esta lista com outros exemplos, como, por exemplo, pôster de equipamentos da empresa que trabalhamos ou a última coleção de roupas que criamos.

O importante é energizar nossos ambientes e não deixá-los vazios, sem energia.