quinta-feira, 9 de agosto de 2012

A Energia dos Cristais




Os cristais são utilizados para meditações, para cura, para restabelecer o equilíbrio dos centros de energia do nosso corpo; os chakras, ou para energizar ambientes. Pendurar um cristal de quartzo transparente na entrada da sua casa, em portas ou janelas, faz com que a energia seja movimentada e renovada, proporcionando harmonia e bem estar.
O universo é formado por energia. Essa energia sutil que envolve todas as coisas é a Força Vital do universo e é ela que nos liga a todos os seres da natureza, energeticamente.
Os cristais contem o registro mais puro dessa energia, ampilificando-a, por isso podem ser usados para diversas finalidades.
Nosso pensamento também é energia e um cristal pode ser programado com a energia da nossa mente e ser usado em união com várias tecnicas de visualização criativa, para melhorar ou transformar a nossa saúde e o nosso dia a dia.
Os cristais sempre foram usados pelos Xamãs e curandeiros como amuletos, por causa de suas propriedades especiais. Eles acreditavam que os cristais trariam boa sorte e proteção contra os perigos, como tambem tinham poderes sagrados curativos, assim sendo, junto ao corpo sua energia os favorecia. Também eram usados na China antiga, sacerdotes taoístas realizavam rituais de iniciação em cavernas com cristais. No Egito, para que uma pessoa se livrasse de uma doença, em seu pescoço eram amarrados porções de lápis-lazúli, malaquita e jaspe vermelho. Tambem faziam com o lápis-lazúli o escaravelho, um poderoso amuleto de proteção, pois é, a sabedoria dos povos antigos.

A Escolha de seu Cristal:

Se nosso pensamento é energia, que tal usar sua intuição para escolher seu cristal? Preste atenção no que ela lhe revela. Nós atraímos os cristais que combinam com nosso melhor momento. Há várias maneiras de obter seu cristal:
- Você pode se sentir atraído por um cristal ao olhar para ele. Escolha-o.
-Você pode colocar a mão em cima de um cristal e sentir sua energia.
-Você escolhe o cristal de acordo com seu objetivo: se for para meditação, escolha, por exemplo, o quartzo transparente; para cura, prefira as pedras coloridas, de acordo com o chakra a ser trabalhado.
-Cristais grandes são geralmente usados para meditações e os pequenos, para serem usados no corpo.

Limpeza de seu Cristal:

Todo cristal guarda informações energéticas do ambiente em que estavam e de pessoas que os programam ou que os tocam, por isso é muito importante limpá-los, principalmente após terem sido utilizados.
- Coloque-os sobre água corrente por alguns minutos.
- Soprando você usa a energia da Força Vital, o prana (para os hindus). Prana é uma palavra que vem do sânscrito: pra = para fora, an = respirar, viver. É a energia responsável pela vida. A respiração carrega essa energia vital e com ela podemos limpar o cristal com o sopro. Interessante, não? Segure o cristal em sua direção e sopre, mentalizando uma luz branca ou lilás percorrendo o cristal e limpando-o.
-Mergulhe o cristal em água e sal grosso por 24 horas. Atenção! Não use nada que seja de alumínio.
- Enterre-o em sal marinho por 7 dias.
- Deixe-o sob a chuva.
- Defume-o usando plantas secas ou incenso de alecrim.
Durante todo o ritual de limpeza é importante visualizar uma luz branca que invade o cristal e o limpa. Você deve participar ativamente usando seu pensamento positivo. Sempre visualizando o resultado final: seu cristal limpo e purificado em estado de transformação para um energia produtiva.

Energização de seu Cristal:

- É preciso energizar os cristais após a limpeza para ativá-los e recarregá-los.
- Coloque-o ao sol, em cima de um pano branco ou na natureza.
- Deixe-o durante algum tempo em locais sagrados, como altares feitos com esse objetivo.

Programação de seu Cristal:

Devido à estrutura física dos cristais e de suas propriedades, é possível a eles captar, armazenar, processar e transmitir informações. Por isso, eles podem e devem ser programados com determinadas informações para que possam reproduzi-las no processo de meditação, cura ou transmutação de energia, para colocar em seu quarto, em seu ambiente de trabalho, junto ao seu corpo como forma de adorno, como por exemplo, um colar. Por isso é importante que você tenha um objetivo e saiba qual a sua intenção com seu cristal e utilizá-lo sempre o mesmo para determinada finalidade. Sua relação com o cristal escolhido é muito importante. Estabeleça um vínculo com ele como se ele fosse uma extensão da sua mente, corpo e espírito. Use a criatividade, você pode usá-lo sobre um símbolo ou uma frase em um papel, para que ele amplie o efeito positivo de sua determinação.

Meditação e Cura:

Como são canalizadores de energia, os cristais ajudam a relaxar com mais facilidade, concentrando a atenção na meditação. Facilitam a abertura do canal de comunicação com o chamado Eu Superior.
Não compartilhe seu cristal com outras pessoas, ele é seu de uso pessoal.
A ametista e o cristal transparente são ideais para essa prática. A ametista acalma, cria um estado de espiritualidade, facilita a passagem para estágios superiores da consciência. O cristal representa a clareza da mente.


A cura pelos cristais é chamada de "medicina vibracional" ou "energética". Eles ajudam a equilibrar a força vital, assim sendo, melhoram a saúde física, emocional e mental. Existe uma troca de energia entre os campos eletromagnéticos de um cristal e o nosso corpo. Isso acontece por meio do equilíbrio dos nossos centros de energia, onde circula o fluxo de energia vital: os sete chakras, sete pontos em nosso corpo. A palavra chakra vem do sânscrito e significa "rodas de luz". Cada um dos chakras relaciona-se com as sete cores do arco-íris; vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, azul-anil e violeta.
Como na meditação, use roupas confortáveis e brancas, fique num ambiente calmo, com músicas calmas e relaxantes. Ficar deitado nesse caso, é a melhor posição. Assim, coloque os cristais sobre o corpo, no chakra necessário.

Chackras e os Cristais:

1- Chakra Básico: fica na base da coluna vertebral, púbis. Abriga força vital ou kundalini. A energia desse chakra controla a vitalidade do corpo físico.
O uso do cristal nesse ponto combate o cansaço, estresse, anemia e diminuição da energia física. Nos níveis emocional e mental, o chakra Básico expressa a vontade pessoal, a vitalidade, o instinto do ser humano de sobrevivência, portanto quando esse chakra está em desequilíbrio, a pessoa sente medo e falta de coragem para enfrentar o dia a dia. Esse chakra vibra com a cor vermelha, que fornece vitalidade no nível fisico e coragem nos níveis emocional, mental e espiritual e tambem está relacionado as glândulas reprodutoras masculinas e femininas. É de grande importância na reprodução.
Cristais: ágata, jaspe-sanguíneo, olho-de-tigre, hematita, conralita, rubi e granada.

2- Chakra Esplênico: abaixo do umbigo. A energia desse chakra é ligada à circulação, assimilação e distribuição de energia prânica por todos os outros chakras. Essa energia faz parte de todas nossas manifestações, desde o ar que respiramos, até o alimento que comemos e se ela não for canalizada corretamente, pode provocar estresse e gerar um sentimento de solidão porque afeta diretamente nossas emoções.
O uso do cristal nesse chakra traz segurança, otimismo, esperança, sociabilidade, craitividade e poder. Elimina o medo e a insegurança, enfrentando as mudanças, e tambem controla nossa energia sexual. Esse chakra vibra com a cor laranja, estimulante e vitalizante, combatendo a apatia.
Cristais: seleita, olho-de-tigre, citrino, topázio dourado e ágata marrom.

3- Chakra do Plexo Solar: acima do umbigo. Ligado ao sistema digestivo (pâncreas, fígado  estômago) e purificação do organismo (bexiga), representa a união entre a mente e as emoções. Está relacionado com o poder pessoal de cada um. Se esse chakra estiver em desequilíbrio afeta a pessoa trazendo sentimentos de inferioridade, impotência, desencadeia um mal relacionamento com as pessoas e com o mundo à sua volta. Trabalhando os cristais nesse ponto se desenvolve a auto confiança de assumir o controle da sua própria vida, além de proporcionar coragem e auto-estima para valorizar a sua capacidade de agir atuante em relação à vida. Vibra com a cor amarela, estimulante nos processos mentais e intelectuais.
Cristais: citrino quartzo rosa, malaquita, quartzo fumê e pedra-do-sol.

Chakra Cardíaco: centro do peito. Relaciona-se com o coração e o sistema circulatório. Nele se encontram as energias das emoções mais puras como a compaixão, o amor incondicional e a aceitação de si mesmo e das pessoas à sua volta. Ele em desalinho, acarreta um desequilíbrio nas emoções, dificuldade no perdão, sentimentos de mágoas, incapacidade de expressar diversas formas de amor. Vibra com a cor verde, presenteando com alegria, equilibrio e restabelecendo a tranquilidade. E com a cor rosa, estimulando o amor universal  e a compaixão pelo próximo.
Cristais: jade, quartzo aventurino, turmalina-melância, quartzo rosa e esmeralda.

5- Laríngeo: centralizado na base do pescoço. Representa a comunicação e a capacidade de se expressar e impor para si mesmo seu poder e sua vontade. Em desequilíbrio pode provocar dores de garganta e infecções no nível físico; no nível emocional bloqueia a capacidade de criar, expressar a sua vontade, sua verdade e necessidades.  Os cristais relacionados a esse chakra possibilita acalmar a mente, tranquiliza a respiração e inspira pensamentos elevados. Vibra com a cor azul, trazendo serenidade, paz e entendimento.
Cristais: água-marinha, lápis-lazúli, turquesa e celestita.

6- Frontal ou Terceiro Olho: Entre as sombrancelhas. É o chakra da intuição, dos poderes psiquícos, da clarividência e do sexto sentido. Quando esse chakra está em desequilíbrio , causa uma certa dificuldade para intuir algo que ajudaria no desenvolvimento e evolução da nossa espiritualidade. Há perda de memória. No aspecto físico podem ocorrer problemas endócrinos. Usando os cristais devidamente estimula a percepção e a intuição, e ficamos recepetivos as informações sutis. Vibra com o azul-anil que possibilita a ligação com o inconsciente, promove serenidade e relaxamento para meditações.
Cristais: ametista, fluorita, lais-lazúli e sodalita.

7-  Coronário: no alto da cabeça. Abre caminho para expansão da consciência superior. Nesse chakra se juntas as forças da mente, do corpo e do espírito na tentativa de se unir ainda à força da Consciência Cósmica. A nível físico podem ocorrer disfunções cerebrais. Ficamos abertos para a consciência e conhecimento quando o chakra coronário está equilibrado, nos sentimos unidos à realidade cósmica, nos fortalecemos para abandonar crenças em nós arraigadas e aceitar um outro tipo de compreensão. Esse chakra como o cardíaco tambem vibra com duas cores: violeta que promove a transcedência e a transmutação; e com a cor branca, energizadora poderosa, reunião de todas as cores, busca a sensação de paz.
Cristais: ametista, celestita, jade, quartzo transparente, diamante e calcita dourada.

Os cristais  se utilizados adequadamente por pessoas bem intencionadas são aliados e muito eficientes, eles ajudam no caminho do auto-conhecimento e da harmonização do nosso corpo e da nossa mente.
A ligação do ser humano com a natureza é um fator importante para a harmonização física, mental e espiritual, ela nos oferece vários benefícios, o cristal é uma delas.
E Lembrem-se, meus queridos leitores: a vida pode ser vivida em estado de Ananda - palavra sânscrita que significa felicidade suprema. Basta sentir!

Paz, luz e um feliz reencontro!

Aine Leannan.

Referências Bibliográficas:
Aparecida Liberato- Numeróloga, escritora brasileira e fonoaudióloga.
Claudia Boechat-  Jornalista, editora, autônoma e consultora.



Essa matéria encontra-se também na edição 0003 da revista LOBAS na qual sou colaboradora.
Acessem o site para ver todas as edições:  www.revistalobas.com.br 

A MAGIA DO CHÁ E SEUS EFEITOS TERAPÊUTICOS




Olá Pessoal!

Olhando pela janela, esse tempinho gostoso e logo me veio a mente uma xícara de chá. Alguns climas nos convidam a aquecer o corpo com bebidas quentes, ou revigorá-lo com essa bebida que pode também ser refrescante, em dias quentes de verão. Chás podem ser servidos de muitas maneiras.
Para acalmar os nervos, chás para emagrecer, chás para gripe e até chazinho para cessar a cólica do bebê. Quem nunca peparou um chá em situações semelhantes?
Que delícia !
Essa bebida milenar conquistou o coração e o paladar de muitos pela sua leveza de sabor suave e pelo seu aroma agradável, os chás tem um papel importante na cultura chinesa, foi exatamente na China que ele surgiu.
Existem algumas lendas e mitos no que diz respeito ao chá.
E uma delas conta que essa bebida extraordinária surgiu a mais de 5 mil anos, na China antiga. A lenda diz que um Imperador Chines chamado Sheng Nung, um amante das artes e da Ciência decretou uma Lei onde toda pessoa deveria ferver a água antes de bebê-la para que ficasse livre de impurezas, afim de acabar com as epidemias. Certo dia andando pelos jardins e pausando debaixo de um arbusto com um recipiente de água fervente preparada pelos seus servidores, notou que a cor do líquido teria ficado acastanhada e com um aroma delicioso, percebeu que a causa dessa surpresa era devido as folhas do arbusto que haviam caído na água e foi então que decidiu experimentar o "líquido dourado". A partir daí para a nossa sorte e bem estar, se tornou adepto ao chá induzindo ao povo da China, este logo foi levado para o Japão e assim se espalhou pelo mundo inteiro.
As historias e as lendas que cercam o chá são fascinantes, não poderia ser diferente, já que se trata de uma bebida tão sutil que nos tranquiliza. Sua infusão pode ser servida a qualquer hora do dia ou da noite tendo o poder de proporcionar bem estar, promover a saúde e tranquilidade em quem está bebendo, alem de que eles são ótimas companhias em horas da pausa para um descanso.
Segundo a Wikipédia, o "chá de ervas" é frequentemente utilizado para designar todas as infusões feitas a partir de diferentes partes de plantas (não necessariamente ervas - casca, folhas, flores, etc). Exemplos mais comuns são o chá de camomila, chá de erva-cidreira, chá de tília, chá de menta, chá de limão, chá de flor de laranjeira, etc.
No entanto, essas infusões são tisanas  e não rigorosamente chás, uma vez que o termo chá designa única e exclusivamente a bebida preparada através da infusão de folhas, flores ou raízes da planta Camellia sinensis.
Além das propriedades das plantas, você sabia que o chá no inverno tem um ótimo benefício?
Ao ser bebido quente é vasodilatador e permite que chegue sangue à superfície da pele, aquelas zonas menos irrigadas, sobretudo em pessoas com problemas de circulação, porém, há de se ter um certo cuidado, ervas funcionam mesmo, portanto exageros podem ser prejudiciais à sua saúde. Pesquise e tenha cautela ao tomar chás de certas ervas, consulte um especialista no assunto, pois ele com certeza, indicará quais as ervas eficientes para cada caso específico, qual a sua dosagem e tempo corretos.
 A ciência já comprovou os efeitos terapêuticos das ervas e acescentam que quando combinados com a medicina tradicional, são de grande valia.

Atenção:

- Nunca ferva a água com as ervas, pois a evaporação faz perder o sabor e o poder medicinal do chá.
- Se o ingrediente for algum tipo de raiz, casca ou semente, aí então você pode ferver tudo junto para extrair os componentes do material.
- Nada de aproveitar chá feito no dia anterior. Depois de 24 horas o chá já está em processo de fermentação.
- As propriedades do chá são melhores conservadas se você evitar usar utensílios de metal na preparação.

Vai aqui algumas de chás terapêuticos:

-Alecrim: o chá feito dessa erva é muito indicado para solucionar o esgotamento físico que as pessoas sentem como sintoma de gripes e febres.

-Folha de amora: o chá dessa folha pode servir como um tratamento alternativo para as mulheres que fazem reposição hormonal. Ele ajuda a aliviar os sintomas da menopausa, mas não substitui o tratamento indicado pelo ginecologista à base de hormônios.

-Chá de Melissa: é ótimo para quem anda tendo problemas de insônia. Tomar uma xícara do chá antes de dormir pode garantir uma noite sem aquelas reviravoltas pela cama.

-Chá de Boldo: chá digestivo bom para ser tomado após as refeições e ótimo para problemas hepáticos também.

-Erva-mate: estimulante neuro-muscular. Possui entre seus componentes vitaminas do complexo B, C, E, além de sais minerais como cálcio, manganês e potássio. Ideal para ser consumido em situações que exijam muito esforço fisico e mental, pois aumenta a resistência à fadiga.

-Camomila: calmante. Eficaz no tratamento de cólicas do estômago, intestino e útero e nas menstruações difíceis e dolorosas. Também é muito utilizado na cosmética como calmante para a pele e para avivar o dourado dos cabelos loiros.

-Capim cidreira: antiespasmódico. É considerado um excelente tônico para o sistema nervoso. Acalma, sendo muito eficiente em insônias e dores de cabeça.

-Chá verde:  protege o sistema gastrointestinal de bactérias nocivas, auxilia nos processos digestivos, controla a pressão arterial, ativa o sistema imunológico, promove a longevidade saudável. No processo de emagrecimento, o chá verde atua como importante auxiliar, pois tem ação desintoxicante, digestiva e diurética, entre outros benefícios.

-Chá de hibisco: essa planta possui propriedades nutricionais capazes de auxiliar a perda de peso. O hibisco ajuda no processo digestivo, reduz o nível de gordura no organismo, melhora o funcionamento do intestino e diminui o acúmulo de líquido no corpo. É o queridinho da vez!

É isso aí, as ervas podem fazer parte de uma nutrição holística, nos possibilitando viver de uma forma ainda mais saudável, com maior longevidade e qualidade de vida.
Existem várias formas simples de usar esses produtos que acabam aliviando sintomas, além de acalmar a mente.
Vovó sabiamente já dizia isso!

Paz, luz e um feliz reencontro!

Aine Leannan.

Observação: Essa matéria encontra-se também na edição 0003 da revista LOBAS na qual sou colaboradora.

Acessem o site para ver todas as edições:  www.revistalobas.com.br 

O CAMINHO ESOTÉRICO




Olá pessoal!

Vamos falar sobre esoterismo? 
Eu tenho um profundo interesse por assuntos Gnosticos e nada melhor do que começar com uma matéria sobre o Esoterismo, um assunto que está sendo cada vez mais discutido no mundo inteiro.
A palavra Esoterismo deriva do grego esotericos e significa "interno" ou "escondido", por isso não devemos confundir com Exoterismo, que apesar de ter a mesma pronúncia se refere ao que está "fora", o Esoterismo busca desvendar o interior.
Hoje em dia o termo Esoterismo é mais ligado ao Misticismo, ou seja, à busca de verdades e leis que regem todo o universo, é a junção das verdades contidas nas ciências ocultas e nas religiões, que visa em diversos aspectos, trazer para os seres humanos que buscam o autoconhecimento. E como é gratificante conhecer a nós mesmos, nos revelando no tempo certo, sem pressa, a cada dia como o sol que se abre e clareia a vida, floresce a natureza, o autoconhecimento assim como o nosso Astro Rei, nos clareia a alma e floresce nosso coração, não é mesmo?
O Esoterismo nos ajuda a filtrar esse auto conhecimento, remete-nos a descobrir como fazer o bom uso das energias da natureza na Terra, sua ideia principal é utilizar dela todas as técnicas possiveis para que o homem possa transmutar a maldade em bondade, a escuridão em luz, e seguir por um caminho rumo a evolução espiritual, ensinando-nos a conhecer nossas fragilidades, nossas qualidades, nossos sentimentos. E nos conhecendo podemos corrigir nossas falhas, tendo uma auto estima verdadeira podemos saborear melhor nossas qualidades, aflorando nossos sentimentos para um contato melhor com o mundo e conosco, nos adaptando livremente para sermos cada vez mais felizes!
Afinal de contas, qual é a busca constante de todo ser humano, senão o autoconhecimento e a felicidade!

É o que desejo a todos os leitores.


Paz, luz e um feliz reencontro!

Aine Leannan.

Observação: Essa matéria encontra-se também na edição 0002 da revista virtual LOBAS, na qual sou colaboradora.

Acesse o site para ver todas as edições: www.revistalobas.com.br