O Feng Shui surgiu na China há aproximadamente 4.000 anos e significa literalmente Vento-Água. As pronúncias mais usadas são: Fong Suei, Fong Chóe e Fan Sui. Sua aplicação inicial Yin Zhai e Yang Zhai se destinou à identificação de posicionamento mais adequado aos túmulos dos imperadores. Os estudos de Feng Shui como os de Tai Chi Chuan, na China, desenvolveram-se a partir de técnicas ancestrais e foram difundidos através de tradições familiares, sendo passados também de mestre para discípulo diretamente.
Prosperidade é ter uma vida abundante. Prosperidade é ser abundante. Prosperidade é pensar, sentir e emanar abundância em todas as áreas da vida: nas finanças, nos relacionamentos afetivos e profissionais, no amor, na saúde, na espiritualidade, enfim, em tudo!
Com o Feng Shui, podemos preparar um ambiente, seja a casa, o escritório ou a empresa, para que esteja energeticamente próspero, abundante e harmônico.
VENTO E ÁGUA
Em chinês, as palavras “feng shui” significam “vento e água”. Estes dois elementos são uma metáfora para o poder da natureza em nosso mundo e a importância absoluta de respeitarmos este poder ao organizarmos os detalhes de nossa vida diária.
CH'I
Há certos elementos comuns a todas as escolas de feng shui, e o mais importante deles é o ch’i que pode ser compreendido mais facilmente como energia ou força vital. O ch’i está no ar, circulando constantemente em torno de nós e influenciando tudo, desde nossa saúde e prosperidade até nossa propensão para a má sorte e a enfermidade. Como a eletricidade, o ch’i é uma força invisível, mas poderosa, em nossa vida diária.
O objetivo do feng shui é utilizar esta força vital para maximizar seus efeitos positivos. Ao acentuar e direcionar o fluxo do ch’i, somos capazes de direcionar nosso destino de uma forma positiva.
Sendo uma força natural, o ch’i move-se de forma mais benéfica em curvas, preferindo as formas suaves que ocorrem na natureza aos ângulos agudos dos desenhos do homem. Quando ele flui por um caminho curvo, viaja a um passo vagaroso, emprestando sua força vital poderosa e suas bênçãos à medida que circula. Linhas retas ou ângulos agudos fazem-no mover-se muito rapidamente, resultando em “flechas envenenadas” que provocam efeitos nocivos, criando ch’i nocivo, chamado sha.
Apesar de ch’i sha e flechas envenenadas resultarem de ângulos agudos ou longas passagens estreitas, onde o ch’i flui muito rapidamente, objetos que bloqueiam seu caminho também causam problemas resultantes de ch’i estagnado. Quando móveis impedem a livre atividade em uma sala ou quando uma árvore bloqueia o fácil acesso a um edifício, o fluxo do ch’i é interrompido.
O ch’i também pode tornar-se bloqueado pela desordem do dia-a-dia: pilhas de papéis, caixas, arquivos – seja o que for que estiver empilhado. O ch’i estagnado, sobretudo no ambiente de trabalho, pode interferir na criatividade, na atenção e na concentração.
CH'I PESSOAL
Assim como o ch’i do ambiente afeta nosso destino, nosso ch’i pessoal nos anima e nos faz quem somos. Quando encontramos uma pessoa extremamente carismática, estamos olhando para alguém com ch’i pessoal poderoso. Uma pessoa com ch’i vibrante e saudável é entusiasta, energética e pronta para embarcar em novos projetos; tal pessoa atrai outras com aquele ar especial de energia e confiança. Pessoas com carência de bom ch’i, por outro lado, podem sentir-se letárgicas, deprimidas ou incapazes de enfrentar o futuro com confiança. Tendem a afastar os outros em vez de atraí-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário