Olá pessoal!
Nessa edição trago algumas informações sobre uma comemoração que adoro, a festa de Halloween comemorada dia 31 de outubro.
Originalmente, o Dia de Halloween não tinha relação com o dia das bruxas, e sim, era somente um festival celta realizado na Irlanda, denominado Samhain que significa fim do verão e era comemorado entre os dias 30 de outubro e 02 de novembro. Esse festival para os celtas, marcava o fim de um ano e o começo de outro, reverenciavam também o céu e a terra, eles acreditavam que as almas dos mortos voltavam para visitar seus entes queridos, assim os cultuavam, porém, há informações que a Igreja Católica teria inibido esse festival pagão e com o passar do tempo o transformou numa comemoração em honra a todos os santos, que equivale a festa de Halloween.
Ainda hoje o Festival de Samhain é comemorado por grupos de neopaganismo e Druidismo com rituais muito bonitos, e sua energia é sentida no coração de cada pessoa, mas em especial, o Halloween na atualidade é comemorado com mais importância na Irlanda, Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.
Na Irlanda, país que originou a festa, as pessoas fazem fogueiras assim como os celtas faziam e as crianças se fantasiam e passeiam nas ruas dizendo a frase: " tricks or treats" (doces ou travessuras) mas em cada país a comemoração se difere um pouco.
Aqui no Brasil, apesar de poucas pessoas comemorarem, hoje em dia estão cada vez mais aderindo a essa cultura, as próprias escolas de Língua Inglesa fazem alguma festinha e explicam a seus alunos toda a história, as transformações desde antes do cristianismo e as lendas dessa data comemorativa.
Você sabia que cada objeto usado no dia de Halloween tem um valor simbólico?
A abóbora por exemplo significa a fertilidade e a sabedoria;
as velas significam os caminhos para os espíritos do outro plano astral;
a vassoura simboliza o poder feminino, ela limpa toda a carga negativa;
nessas festas, as pessoas podem fazer seus pedidos em bilhetinhos, que devem ser queimados nas fogueiras ou incinerados de alguma forma para que junto à fumaça seus desejos se elevem;
a aranha e seu fio, tece a teia do destino, é um "suporte" para seguir em frente;
o morcego simboliza a clarividência, a força da energia e da sensibilidade, privilegiado quem consegue ver através das aparências;
o sapo simboliza a sabedoria feminina e seu poder, também é um símbolo lunar;
o gato preto é o simbolo da capacidade de meditação espiritual, liberdade e ligação positiva com o Universo;
no caldeirão, os convidados podem atirar moedas e pedidos;
e o mais legal, as moedas podem e devem ser retomadas no final da festa para serem ofertadas aos necessitados.
Se tratando do Halloween eu não poderia deixar de comentar sobre o lendário Jack O' Lantern, antigamente era usado um nabo para representá-lo, mas com o passar do tempo perceberam que era ideal que Jack fosse representado por uma abóbora, e então a iluminavam perfeitamente como se fosse "O Jack da lanterna". Legal, né?!
E então, dia 31 de outubro está chegando.
Doces ou travessuras?
Paz, luz e um feliz Dia das Bruxas!
NOTA: Essa matéria de minha autoria encontra-se na REVISTA LOBAS / outubro