segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ABC dos Cristais


LIMPEZA, ENERGIZAÇÃO E PROGRAMAÇÃO DAS PEDRAS E CRISTAIS

Os cristais, após serem adquiridos, deverão receber um tratamento especial de limpeza, energização e programação, pois antes deste processo as pedras já absorveram muitas energias positivas e negativas dos corpos físicos com os quais estiveram em contato e ambientes por onde passaram.

LIMPEZA E ENERGIZAÇÃO

Ao adquirir o cristal, durante a Lua Cheia, de preferência no primeiro dia da lua, lave-o com água e sabão neutro em água corrente, e se necessário, faça uso de uma escovinha, enxaguando bem.
Após lavá-lo, coloque-o dentro de um vaso de planta, diretamente na terra, pode ser um vasinho pequeno ou até uma jardineira muito comum em apartamentos, porém este vaso deve receber a luz do Sol e a luz da Lua e deixe a pedra lá por 3 dias e 3 noites.
Durante este tempo, regue esta planta jogando a água diretamente sobre a pedra. Não molhe muito para não encharcar a raiz da planta, basta só um pouquinho. Durante estes 3 dias, acenda próximo desta pedra, incensos.
No primeiro dia, incenso de limpeza como alecrim, arruda, cravo da Índia, eucalipto, benjoim, cânfora, mirra, qualquer um destes. No segundo e terceiro dias, incensos de energização, atração de energias positivas como Sol (durante o dia), Lua (durante a noite), verbena, sândalo.
Assim, a pedra receberá a energia da Terra, ao entrar em contato com a terra do vaso; da Água, ao regar a planta; do Fogo ao estar recebendo a luz do Sol; e do Ar ao estar ao ar livre; não esquecendo das energias poderosas da Lua e do aroma e fumaça dos incensos que sempre faz a nossa ligação espiritual com as forças astrais.
Você pode limpar várias pedras ao mesmo tempo, não há problema quanto a isso. Você também, sempre que chover, colocar as pedras na chuva, mas não deve ficar embaixo de calhas ou goteiras, e sim, diretamente na chuva, sem que haja nada entre as pedras e o céu, só a chuva.

PROGRAMAÇÃO

Logo após a limpeza é necessário fazer a programação. Faça isso na mesma semana da Lua Cheia que você o limpou evitando o último dia da lua. Caso você não tenha tempo para programa-lo, faça durante a próxima Lua Nova, Crescente ou Cheia (menos no último dia da Lua Cheia).
Após às 18h, prepare um pequeno altar (de acordo com a quantidade de pedras), pode ser um banquinho forrado com uma toalha; uma pequena parte da mesa de sua casa, onde forrará com uma toalha ou no seu próprio altar, se tiver um. Coloque 1 copo de água mineral, de cachoeira ou filtrada; 1 vela branca e 1 incenso de ligação espiritual (que pode ser benjoim, incenso, lua, sândalo, sol ou shivam), não acendam ainda.
Sente-se num lugar tranqüilo, esvazie sua mente de qualquer assunto que não esteja ligado à programação do cristal. Inspire profunda e lentamente pelo nariz e solte pela boca. Pegue a pedra com as duas mãos e converse com ela sobre a sua função a partir daquele momento, como: a partir de hoje sua função será a de cura; ou proteção; ou atrair prosperidade; ou atrair a saúde; ou afastar energias negativas... Visualize uma luz branca te envolvendo e coloque a pedra dentro das duas mãos em concha e continue mentalizando por um pouco mais a sua programação.
Toda a mentalização pode durar mais ou menos 20 minutos. Após a mentalização, leve a pedra até o altar preparado anteriormente e coloque a pedra no centro do altar. Acenda a vela e o incenso e deixe lá até o outro dia. Ao acordar coloque sua pedra em local adequado e faça bom uso dela. Evite que ou-tras pessoas a toquem, mas caso isso aconteça, energize-a por 1 dia e 1 noite de acordo com a “Limpeza do Cristal”. Energize-a também quando você sentir necessidade.
Você poderá programar várias pedras para a mesma função ao mesmo tempo; e caso você queira programar outras pedras para outras funções, poderá usar o mesmo altar, porém, deverá mentalizar uma função e depois fazer outra mentalização para outra função. Por exemplo: faça mentalização de pedras curativas, coloque as pedras no altar, descanse um pouco e comece a mentalização e programação de pedras protetoras e coloque as pedras no altar. E só quando todas as pedras estiverem no altar é deverá ser acesa a vela e o incenso.
O ideal é fazer uma programação por vez, porém, em caso de urgência, pode-se fazer até 3 programações. Faça sua programação e mentalização com muita calma e dedicação e lembre-se de que você nunca está só. E ao final, sempre agradeça aos espíritos de luz que o ajudaram.

DESCRIÇÃO DOS CRISTAIS
A

Ágata = Serve como energizador e purificador do sangue, e ajuda a pessoas distraídas e fora de centro. Acredita-se que colocada sobre o chakra do baço, estimula a expressão criadora. Fortalece o coração, ajuda no equilíbrio físico e mental. Deve ser usada contra inveja. Protege, atrai amizades verdadeiras e resolve problemas onde é necessário justiça. Reforça os efeitos das outras pedras da família do quartzo (principalmente cristal claro). Tonifica e fortalece corpo e mente. Difunde senso de força e coragem. Ajuda a discernir as verdades e aceitar circunstâncias.

Ágata Azul = Acalma, traz sensações de bem-estar e paz interior.

Ágata Dendrita = Afasta os obstáculos e nos ajuda a ter determinação na vida.

Ágata de Fogo = Proporciona vitalidade e energia. É considerada a pedra da disposição. Traz poder, dinheiro, força, brilho e sedução.

Ágata musgo = Pedra maravilhosa para quem trabalha com agricultura ou botânica. Talismã do jardineiro. Benéfica para o sistema circulatório e purificador. Útil em pessoas com propensão à hipoglicemia. Alivia a depressão, restaura o equilíbrio mental e emocional, desperta a consciência ecológica. Nos ajuda a lembrar de sonhos premonitórios. Livra de vícios

Ágata marrom = Traz sorte, sucesso, coragem e proteção.

Ágata Rosa = Transmite calma, tolerância e amor.

Ágata Verde = Auxilia no processo de cura e na manutenção da saúde.

Ágata Vermelha = Simboliza força. Estimula curiosidade e iniciativa. Ajuda a sair de letargia. Valioso ajudante do cristal claro. Facilita a concentração. Auxilia no tratamento de doenças lombares e nos órgãos reprodutivos (como infertilidade e impotência). Energiza o sangue.

Alexandrita = Ajuda a reconstruir a mente, corpo e o espírito após traumas recentes. Beneficia o baço e o pâncreas. Traz o equilíbrio emocional e mental. É uma pedra com poderes regenerativos. Combate à baixa estima, e desordens do sistema nervoso. Inspira felicidade, criatividade, expansão da consciência e o amor pela vida. Se usada consigo, permite descobrir mentiras.

Amazonita = Cor azul-esverdeada. Quando posta sobre o chakra da garganta, acredita-se que ajude a pessoa a falar de sentimentos reprimidos. Supõe-se que a pedra ligue a mente ao coração, por ser usada no chakra situado entre os dois. Acalma combatendo o estresse e nos ajuda a filtrar as informações e associá-las à nossa intuição. Ajuda o alinhamento dos corpos físico e espiritual. É a pedra dos comunicadores. Traduz poder e prosperidade.

Âmbar = Cor amarelo-claro a pardo. Ligavam-na à imortalidade. É uma mistura de várias resinas de origem vegetal, mas é utilizado como pedra para efeitos energéticos. Trabalha mais especificamente no plexo solar, fortalecendo-o e energizando-o. Permite ao corpo se curar pela absorção e transmutação da energia negativa para a positiva. Sua energia é antidepressiva, pois ajuda a encarar a vida com mais humor e alegria a cada passo do caminho. Usado em casos de perda de memória, ansiedade e incapacidade de tomar as próprias decisões. Limpa e ativa o organismo. Alivia a dor de cabeça e na nuca. Quando usado no umbigo não permite nem a entrada nem a saída de energias no corpo. Como amuleto, os antigos o usavam para atrair amor, aumentar o prazer no sexo, para assegurar fertilidade e combater a impotência.

Ametista = Sua cor é violeta, variando do lilás pálido ao roxo escuro, transparente. Previne vícios. Significa transmutação, proteção e espiritualidade. Ajuda na parte do crescimento espiritual. Corta as ilusões e é de grande ajuda para os meditadores. Limpa as conexões entre o plano da Terra, outros mundos e multidimensões. Transmuta e equilibra qualquer energia disfuncional localizado em qualquer parte do corpo. Também traz estabilidade, força, vigoração e paz. Usado no tratamento de desordem do sistema nervoso, digestivos, celular, coração, estômago, pele e dentes. Elimina o stress. Inspira cura, e intuição. Fortalece o sistema imunológico e endócrino, principalmente a hipófise. Colocado sobre o chakra do terceiro olho, é considerado como a principal pedra de meditação. Trata-se de uma das melhores pedras para a cura de tensão e enxaqueca, pois alivia as ansiedades mentais que contribuem para causar tais condições. Pode-se segura-las, usa-las ou mediar com elas.

Apatita = Encoraja vivacidade, ajuda na exaustão, especialmente se você tem falta de ânimo e trabalha por períodos longos e extremos. Também ajuda a reduzir irritabilidade e agressão. Ajuda a combater a indiferença, mágoa, raiva e a falta de incentivo. Mobiliza as reservas de energia, encoraja a formação de células novas e também o crescimento de cartilagem. Melhora a nossa postura, raquitismo, artrite e problema nas juntas. Promove a cura em ossos quebrados. Alivia o stress, facilita a expressão. Dissolve a tensão nervosa. Combate obesidade e equilibra corpo e alma. Estimula a pessoa a comer mais saudável.

Apofilita = É um cristal raro, procedente da Índia. Pode ser incolor ou verde clara, e é bastante transparente. A incolor ativa e equilibra o chakra “Estrela da Alma” (décimo primeiro) e o coronário. A verde tem maior sintonia com o chakra cardíaco e o laríngeo. Ela facilita o contato com energias angelicais, promovendo uma conexão definida e clara com o corpo físico e mandando informações para o consciente, ao mesmo tempo produzindo reflexão para o reconhecimento e a correção de deficiências. Possui ainda uma forte energia de preservação e rejuvenescimento de células e tecidos, podendo ser sempre usada para a recuperação e manutenção da saúde física. Ajuda também a melhorar e clarear a visão.

Aquamarina / Água-marinha = Cor verde-azulada. Ajuda na digestão, limpa e equilibra o emocional. Fortalece o fígado, baço e rins, estimula as células brancas do sangue. Clareia a percepção. Traz paz e calma. Favorece a fidelidade a atrai o amor verdadeiro. Diminui tensões e protege contra todos os males. Purifica o corpo. Ajuda a afastar medos e fobias. Excelente para meditação. Considerada protetora dos marinheiros e das embarcações. As Feiticeiras do mar limpam a pedra na água do oceano de noite, debaixo da Lua Cheia. Para fazer o mesmo longe da costa, encha de água uma vasilha azul, junte sal marinho e deixe que a pedra descanse nesta mistura durante a noite.
A água-marinha usa-se ou leva-se como um amuleto protetor, quando se navega ou se voa sobre a água. Ao fazer as malas para uma viagem por água, quer seja um cruzeiro por um rio ou uma viagem através do Oceano, ponha uma água-marinha na sua mala para proteger-se das tormentas.

Aragonita = quando há um desenvolvimento espiritual muito rápido, esta pedra estabiliza este desenvolvimento. Acalma o sistema nervoso e nos traz uma sensação de bem-estar. Traz flexibilidade, tolerância e também ajuda na concentração. Regula nosso metabolismo de cálcio, estimula atividade muscular e a elasticidade da vértebra. Ajuda na digestão.

Aventurina = Nos ajuda a receber a força curativa da natureza e da mata. Se usada no peito influi no sistema nervoso e stress. Na dermatologia pode ser usada para a cura de furúnculo, eczemas e verrugas.

Aventurina Verde = Posta sobre o chakra do plexo solar, supostamente liga o corpo mental, superior e inferior; físico; liberta energia bloqueada e permite uma respiração profunda e curativa. Trabalha relação entre pais e filhos. Ajuda a liberar medos e ansiedades. Estimula o tecido muscular.

Azurita = Fortalece o sangue, corta as ilusões, inspira criatividade, intuição e limpa a mente e alma. Traz luz e verdade para substituir idéias ultrapassadas, amplifica as habilidades curadoras.

B

Bronzita = Pedra excelente para pessoas tímidas ajudando-as a serem mais comunicativas e espontâneas. Também favorece o corpo físico dando ânimo e disposição.

C

Calcita Amarela = também pode ser usada simultaneamente no chacra coronário e no plexo solar, unindo o que é percebido pelo mental superior com as freqüências mais densas da matéria. Quando usada no coronário, estimula a glândula pineal, para que perspectivas de maior grandeza sejam percebidas conscientemente.

Calcita Incolor = também chamada de calcita ótica, tem a propriedade da refração dupla. Pode ser usada no chakra coronário, mas também é uma das ativadoras do “Estrela da Alma” (décimo-primeiro), permitindo assim que a energia do “Divino Impessoal” se transmita à identidade personalizada. Ela também pode ser usada como elo de percepção de realidades paralelas, tanto passadas como presentes ou futuras.

Calcita Laranja = Estimula a alegria, o otimismo e o entusiasmo. Geralmente usada no chakra sexual, transmite sensações de felicidade, reduz o ceticismo e ajuda a aceitação. Quando usada no plexo solar, pode também ajudar a equilibrar o emocional. As esferas lapidadas de calcita laranja transmitem uma aura de felicidade ao ambiente em que se encontra.

Calcita Rosa = usada no chacra cardíaco, ajuda a dissolver padrões emocionais de medos antigos, bem como de tristeza, mágoa e solidão, enquanto simultaneamente abre caminho para a entrada da energia do Amor Incondicional, expandindo a capacidade de amar e ser amado, de dar, receber e ser amor.

Calcita Verde = é basicamente uma equilibradora da mente, tornando mais flexíveis os limites rígidos do intelecto. Pode ser usada no sexto chacra para a liberação de padrões antigos de pensamento, e no quarto chacra para fazer contato com as emoções ligadas a esses padrões. Auxilia nas transições, no desapego, na liberação de coisas antigas e em processos de mudanças mentais, escolhas e decisões. Fisicamente, ajuda no tratamento dos ossos, ligamentos e tendões (artrite, tendinite, reumatismo) e na cura de alergias a fumaças tóxicas e produtos químicos.

Calcita Ouro = Equilibra as polaridades masculinas e femininas e as emoções. Excelente para quem está estudando ciência e arte. Grande fonte de energia para o chakra coronário. Usado em todos os chakras. Beneficia os rins, pâncreas e baço. Alivia o medo e o stress. Inspira felicidade e clareza. Auxilia a manter equilíbrio emocional durante fases de transição, assegurando a expressão perfeita do poder pessoal e aumentando a capacidade de reconhecer o que é verdadeiro.

Calcita Verde = Suaviza as fronteiras rígidas da mente. Liberta os antigos conceitos, permitindo que as coisas novas entrem. Abre novos caminhos, aliviando o medo e o stress. Usado no chakra do terceiro olho ou no chakra da garganta. Auxilia os rins, pâncreas e baço. 

Carnélia = Energiza as partes psíquicas, emocionais e mentais. Fortalece o corpo através do emocional, trazendo coragem e resistência. Ajuda a humanidade a fazer a transição para a quarta dimensão. Inspira concentração, felicidade e sociabilidade.

Charoíta = Sua cor violeta intensa é permeada por traços pretos e brancos, formando desenhos magníficos. Por possuir essas linhas pretas, tem a importante propriedade de trazer ao corpo físico a energia mais pura da alma representada pelo violeta. É uma pedra que proporciona o reconhecimento dos medos mais profundos que se escondem em nosso ser, para que possamos resolvê-los. Faz também a ligação direta da energia do Eu Superior com a energia do centro da Terra, passando através de todo o nosso corpo físico.

Cianita = É um mineral de cor azul, transparente a opaco. Através da cianita, podemos processar e programar o que desejamos manifestar em nossas realidades. É a ponte que une o corpo de luz ao corpo físico através da mente. Pode ser também usada em meditações para facilitar a canalização e o contato com guias espirituais e mestres. Lâminas de cianita podem ser usadas para criar escudos energéticos de proteção em volta do campo áurico. Auxilia na comunicação e estimula o dom artístico.

Citrino = O citrino natural é uma variedade transparente de quartzo, de cor amarelo claro até pardo. A energia desta pedra é semelhante à do Sol: aquece, conforta, penetra, energiza e dá vida, encoraja a nos tornarmos extrovertidos e também a nos expressarmos melhor. Estimula a habilidade de nos confrontar e ajuda a tirar conclusões rápidas de situações e entendê-las melhor. Trabalhando no plexo solar, fortifica nosso sistema nervoso, o equilibra emocionalmente dissipando as tensões e depressões, acalmando e aliviando condições de distúrbios e removendo bloqueios de ordem emocional. Ajuda a identificar os poderes pessoais e a controlá-los para alcançar objetivos. É a pedra do dinheiro e da criatividade, atrai o sucesso profissional, aumenta a auto-estima e favorece o ganho material. É a pedra essencial para tratar dos distúrbios no aparelho digestivo, que estão sempre intimamente ligados aos distúrbios emocionais. Pode ser usado no tratamento de gastrite, úlcera, prisão de ventre, diarréia, diabetes. Remove medos, evita pesadelos, e usado com ametista assegura um bom sono para facilitar a percepção psíquica. Atua também fortemente contra a depressão, a autodestruição e a tendência ao suicídio, pois eleva a alma em direção à compreensão e à compaixão. Ajuda no abandono de vícios e desintoxica a mente e o corpo.

Crisocola = É um mineral opaco, de cor verde azulada. Atua no chakra laríngeo e na área entre o laríngeo e o cardíaco. Trata-se de uma pedra feminina, representante da água, do inverno, da Lua, do passivo porém poderoso, das emoções e da energia Yin. É ideal nos casos de perturbações femininas. É extremamente benéfica às mulheres que sofrem de desconforto menstrual (dor lombar, cólicas, depressão). Também é perfeita para segurar, usar ou meditar durante o trabalho de parto. É um equilibrador emocional e pode ser posta sobre o chakra do coração para colocar o comportamento errático ou emocionalmente descontrolado sob o controle da vontade. Alivia o sentimento de culpa, a dor da tristeza e a tensão da raiva, substituindo-as por compreensão e perdão. Proporciona paz à mente e ao coração. Pode-se empregá-la como pedra de resfriamento para baixar febres, curar queimaduras, neutralizar a raiva e acalmar nervos em frangalhos. Descongestionante, pode ser usada em casos de rinite e sinusite. Auxilia também no equilíbrio da pressão arterial. Na área psicológica, ajuda a eliminar ansiedade, stress, culpa, tensão nervosa e medo sobrenatural. Inspira criatividade, o poder pessoal, felicidade e serenidade. Esta pedra é muito poderosa para o comércio, favorecendo o sucesso em qualquer empreendimento.

Crisoprásio = Faz parte do grupo do quartzo (calcedônia). É translúcido de cor verde maçã. Atua no chakra cardíaco, capacitando o indivíduo a ter a coragem de ser, de amar e de aceitar incondicionalmente a si mesmo e aos outros. Ajuda a reduzir complexos de superioridade e inferioridade. Focaliza a habilidade de ser amoroso e de perdoar. Fisicamente, auxilia a aumentar a assimilação de vitamina C e a melhorar estados de fraqueza. Pode ser usado também para promover relaxamento e distensão muscular, principalmente nas áreas dos ombros e pescoço. Ajuda a acalmar e a sentir-se menos egoísta. Torna a pessoa mais aberta a novas situações. Estimula a criatividade e reforça a fertilidade. Favorece os ganhos materiais. Traz para fora os talentos escondidos.

Cristal fume = Equilibra as nossas emoções e necessidades materiais e espirituais. Ajuda a enfrentar problemas. Uma das mais brilhantes de todas as pedras escuras, supostamente transforma a energia espiritual do corpo em poder curativo, quando posto sobre o chakra da raiz. Os terapeutas dizem que deve ser usado com cuidado.

Cristal de rocha = Estimula habilidades psíquicas e espirituais. Dá proteção e aumenta a sensibilidade. Significa energia positiva, meditação, equilíbrio.

Cristal Rutilado = Conta a lenda que um gnomo desajeitado, estava apaixonado por uma fada da floresta, por sua vez esta fada não ligava para o coitado, que vivia um amor impossível. Um belo dia a fada cortou seus cabelos na beira do rio e o gnomo para ter uma lembrança dela, petrificou seus fios de cabelo, ela vendo tamanho amor, se apaixonou pelo gnomo. Este cristal é utilizado para realizar coisas impossíveis, devendo apenas mentalizar seu desejo nele.Proporciona sucesso, melhora o raciocínio lógico e a objetividade.

D

Diamante = A mais nobre das pedras preciosas, o diamante é o carbono cristalizado. É transparente e sua coloração pode variar do incolor ao negro. Atua principalmente sobre o chakra coronário, mas pode ativar e energizar todos os outros. A energia do diamante fortalece as funções cerebrais e ajudam o alinhamento dos ossos do crânio. Ele pode ser utilizado no tratamento de todas as doenças ligadas ao cérebro, ao sistema nervoso e às glândulas pineal e pituitária. Ajuda a eliminar bloqueios no chakra coronário e na personalidade. Afastando a negatividade, purifica o corpo físico e o etérico. Promove a comunhão com o Eu Superior e amplifica as energias da abundância, da inocência, da pureza e da fidelidade e serenidade. Transmuta as energias negativas para positivas. Purifica o corpo e o espírito. Nos dá a habilidade de aprender as coisas com rapidez, fazendo conexão imediata entre as impressões e coisas familiares. Traz constância para que os casais continuem sempre enamorados. Também garante o afeto e a fidelidade, assim como a cordialidade e a sinceridade. No plano esotérico, devido a sua resistência, o uso de um anel confeccionado com um diamante torna quem o possui inabalável, totalmente protegido e purificado dos pensamentos inferiores.

Dioptásio = Equilibra os canais da mente e do corpo físico. Fortalece o sistema nervoso, trazendo estabilidade emocional. Estimula os rins, pulmões e coração, Excelente para quem está envolvido emocionalmente. Tem especial afinidade com o 8º e o 9º chakra. Inspira progresso, prosperidade e abundância.

Dolomita = Alivia o stress e ajuda a ter boa disposição. É excelente para ser usada em contato com o corpo físico, ajudando fortalecer os ossos e juntas, combatendo problemas como o reumatismo.

E

Enxofre = O cristal do enxofre é amarelo claro, translúcido. Trabalha no plexo solar, e sua principal função é a de eliminação. Por isso mesmo é muito benéfico para a parte inferior do aparelho digestivo, auxiliando os órgãos de filtragem e eliminação (fígado, rins, vesícula, baço, pâncreas, bexiga e intestinos). Não deve ser colocado em água, pois se dissolve muito facilmente. Nas civilizações antigas era comum queimar-se o enxofre para afastar demônios e maus espíritos e para proteger as habitações contra energias negativas. Pode ser usado também para aliviar sensações de queimadura e problemas da pele. Seu uso no plexo solar ajuda a eliminar sentimentos de raiva, depressão, irritabilidade e egoísmo, e para aumentar a força de vontade e o poder de argumentação. É ligado as energias de proteção, cura e poder pessoal.

Esmeralda = É a pedra do amor incondicional. Fortalece o coração, rins e os sistemas imunes. Equilibra a mente e o corpo físico. Inspira amor, prosperidade, tranqüilidade e a paciência. Aumenta a clarividência. Encoraja o crescimento espiritual, clarividência, beleza, harmonia e justiça. Estimula o balanço natural de nosso corpo, recuperação e regeneração. Esmeralda nos estimula a viver a vida plenamente e a aproveitá-la ao máximo. Improvisa a habilidade da visão e cura inflamações gerais. Fortalece o coração e estimula o fígado. Tem efeito desintoxicante e alivia problemas reumáticos. Fortalece o nosso sistema imune e encoraja em recuperações de doenças em geral. É a pedra da abundância, equilíbrio, purificação, memória, inteligência. ajuda no rejuvenescimento da pele. É indicada também para proteger viajantes. Prosperidade, riqueza, amor, gentileza, equilíbrio, cura e paciência. Limpa e ilumina a aura.

F

Fluorita = De cor incolor, vermelha, amarela, laranja, verde, azul, violeta.Torna os indivíduos mais receptivos a outras pedras e suas influências. Pedra em geral associada à criatividade, diz-se que equilibra os aspectos intuitivo e intelectual da mente. Descrita como uma pedra do terceiro olho, ela serve para ajudar a mente a manter sempre aberto um espaço meditativo. Aumenta a concentração e inteligência. É boa para problemas cerebrais e para aumentar a concentração nas atividades físicas. Auxilia no tratamento do alcoolismo, dependência às drogas, obesidade e artrite.

G

Goshenita = É o berilo incolor, transparente, que tem seu nome devido a jazida de Goshen, nos EUA. Ativa e energiza o chakra coordenador, mas pode ser também usado no coronário. Ajuda a coordenar o movimento de energias entre todos os chacras e os corpos sutis, trazendo um estado de plenitude e conforto. Auxilia o indivíduo a manter a compostura e o autocontrole através das mudanças da vida e a dirigir a energia de cada revelação aos aspectos mais elevados do seu ser.

Granada = Tem cor vermelho escuro, de transparente a translúcido, mas também podem ser azuis, cor-de-rosa e até pretas. Atua no chakra básico auxiliando no ancoramento, que significa estar presente no próprio corpo, e na habilidade para atuar de forma amorosa no plano físico. Seu uso é recomendado durante sangramentos, hemorragias e para todas as doenças relacionadas com sangue, pois, purifica o sangue, melhora a circulação e revigora o coração. Traz coragem, energia, rejuvenescimento e criatividade. Ajuda a sair de condicionamentos mentais. Melhora a auto-estima e protege contra pesadelos. Estimula a imaginação, a sexualidade e a paixão. Provoca elevação das emoções, equilíbrio, saúde e paz. É a pedra das profundezas do amor.

H

Heliodoro = É de cor amarelo claro, transparente a dourado. Era muito usada para fazer profecias. Atua no sétimo chakra e seu propósito é a conexão com a sabedoria do Eu Superior e do espírito. Ensina a parar de fazer o que não é necessário, filtrando as distrações e estímulos desnecessários. Aumenta a percepção psíquica, o otimismo e a felicidade. Também é usado para trazer energia cósmica ao corpo físico através do chakra coronário e para auxiliar a mente consciente a reter informações. Como amuleto, é usado para proteger contra tempestades. 

Heliotrópio = É opaco e tem cor verde escura com pontos vermelhos. Atua sobre o chakra básico e seus pontos vermelhos trabalham para equilibrar deficiências de ferro no fluxo sanguíneo. Reforça e protege o sistema imunológico, sendo por isso, recentemente, muito usada no tratamento de pacientes com AIDS. Pode ser também usada em quaisquer outros problemas do sangue e da circulação. Ajuda também a revigorar e estimular toda a saúde, a dar coragem, e a eliminar os medos e a raiva.

Hematita = Auxilia na circulação do sangue e reumatismo. Combate dores lombares. Melhora a auto-estima. Traz força, vitalidade e dinamismo para a sua vida. Traz de volta a sua atenção para o bem estar e para as suas necessidades básicas. Esse cristal pode também ser usado em caso de emergências. Estimula a absorção de ferro e a formação de corpúsculos vermelhos no sangue. Improvisa o fornecimento de oxigênio pelo corpo e estabiliza nossa saúde. Protege contra a magia negra. Tem o poder de tirar dores e curar feridas.

J

Jade = Pedra de alta proteção. Ajuda a pessoa a libertar-se de pensamentos e energias negativas. Boa para o coração, no sentido físico e espiritual. Auxilia nos problemas dos olhos. Equilibrador emocional. Irradia amor incondicional, coragem, justiça, claridade e sabedoria. Coloca a pessoa em contato com seus potenciais. Ajuda a alcançar a realidade espiritual. Inspira confidência e equilíbrio. Ajuda a limpar o sangue, aumenta a longevidade e fertilidade. Auxilia em distúrbios oculares e problemas femininos.

Jaspe Amuleto = Usado para ajudar a manter a saúde dos órgãos internos. Também previne processos alérgicos.

Jaspe Bahia = Ajuda a revelar aspectos da nossa vida que podem estar no passado, presente ou futuro.

Jaspe Branco = Bom para meditação, ajudando a acalmar a mente

Jaspe Indiano = Protege nosso corpo físico contra influências maléficas.

Jaspe Iraí (Bloodstone) = Fortalece e oxigena o sistema sanguíneo. Aumenta a vitalidade física e mental. Fortalece o coração. Ajuda a equilibrar a deficiência do ferro no organismo. Reduz estresse mental e emocional. Poderoso curador físico. Protege em cirurgias.

Jaspe-leopardo = Estimula e ajuda a identificar situações falsas.

Jaspe-marrom = Ligado à energia da terra, ajuda as pessoas a encontrarem estabilidade e equilíbrio. Beneficia o sistema imunológico. Elimina toxinas.

Jaspe Picture = Estimula a criatividade e o talento para as artes. Ajuda na previsão do futuro.

Jaspe Precioso = Intensifica nossas energias criativas e físicas. É benéfico em doenças do sangue e na desintoxicação do fígado. Ótimo para o sistema circulatório.

Jaspe Rajado = Estimula a criatividade e raciocínio. Use-o para que o proteja de morrer afogado.

Jaspe Renda Verde = Esta pedra evita lembranças que trazem tristeza, confusão e inquietação mental.

Jaspe-verde/ Oliva = Traz um grande equilíbrio entre o passado e o presente. Auxilia na digestão e nos órgãos de limpeza. É bom para lares perturbados, pois promove o entendimento, a intuição, a calma e a sensibilidade. Atrai a sorte e a prosperidade. É um amuleto curativo e um talismã de saúde. Rodeie velas verdes com jaspe verde para estimular a cura do corpo ou para afastar a má saúde. Use-o para deter as alucinações e para estimular um sono pacífico. Também se usa para ter mais compaixão pelos estados emocionais e mentais dos outros.

Jaspe Vermelha = Ativa a energia sexual, é excelente para as gestantes e para o bebê. Considerada como uma importante pedra curativa,purifica o sangue,e é às vezes usado em desintoxicação,quando é posto sobre o fígado ou os rins. Traz proteção e vitalidade. Encoraja, dá equilíbrio e clareza mental. Ajuda na auto-realização.

L

Labradorita = É opaca de cor cinzenta escura, apresentando um jogo de cores em tons metálicos brilhantes, freqüentemente azuis e verdes. Facilita a transformação da intuição em pensamento, trazendo para o consciente as informações guardadas no subconsciente. Tem uma sintonia muito forte com a estrela Sirius, e as pessoas que se sentem atraídas pela labradorita geralmente têm algum relacionamento com aquele sistema estelar.

Lápis-Lazúli = Aumenta nossa confiança e segurança na tomada de decisões importantes. Favorece a intuição. Traz vitalidade e relaxamento para o corpo e a mente. Poderosa pedra das habilidades físicas e das comunicações. Usado no chakra do terceiro olho para penetrar nos bloqueios do subconsciente. Ajuda a desenvolver o poder da mente. Inspira criatividade, expressão e estabilidade. Boa para o sistema respiratório, garganta e pulmões. Tem propriedades de cura, purificação e rejuvenescimento. Era usada pelos egípcios na mumificação.

Larimar = Opaca, de cor azul-celeste, apresentando traços brancos e às vezes avermelhados ou pretos. Atua principalmente no chakra laríngeo. É uma pedra extremamente útil para unir a calma do coração à paz da mente, integrando o amor emanado pelo quarto chakra com o pensamento positivo. Ajuda a dissolver o medo, sofrimento e emoções excessivas. Traz a paz interior e nos ajuda a ficar calmo e relaxado quando estamos em situações estressantes. Estimula a criatividade e o pensamento positivo. O cristal Larimar estimula a cura e a força, permitindo que sejamos curados de problemas de saúde e diversas doenças. Dissolve energias bloqueadas, principalmente no peito e na cabeça. Também estimula as atividades do cérebro. Embora seja de origem vulcânica, o larimar apresenta as qualidades da água e do ar, esfriando emoções afogueadas, tensões e facilitando a comunicação tranquila, compreensiva e eficiente entre seres. É uma pedra profundamente ligada à energia dos golfinhos, à inteligência pura e intuitiva, simples e inocente. Traz alegria, bem-estar, e desperta nossos sentimentos mais puros. Embora pertença ao quinto chakra pode ser igualmente usada no sexto e no quarto, em situações onde necessitemos de nossa pureza interior para aplacar pensamentos raivosos ou negativos e emoções intensas de raiva, ciúme ou inveja.

Leopardita = Aumenta nossa coragem e determinação para lutarmos pelo que queremos. É ótimo para revelar verdades ocultas.

Lepidolita = É a variedade lilás da mica, sendo também conhecida como mica roxa. Atua no chacra coronário, causal (décimo) e cardíaco. Une as energias dos raios rosa e violeta fazendo com que o amor gerado no coração atinja as mais altas esferas, através do equilíbrio dos chacras cardíaco e coronário e da ativação destas energias do plano causal. Com isso, prepara o caminho para a harmonização de sentimentos de auto-estima, aceitação, abertura, honestidade e perdão, provenientes do chakra cardíaco, com o intelecto e a energia do espírito. Desperta o amor à espiritualidade. É uma pedra que ajuda nas transições, facilitando a reestruturação e reorganização de padrões antigos de atitudes, crenças e pensamentos. Ela induz à mudança, quando necessário, estimulando a aceitação do novo. Fisicamente, ajuda a reduzir a tensão e o stress, auxilia o processo da digestão, e pode ser usada para aliviar cãibras nas pernas, tendinite, músculos tensos e para localizar áreas do corpo onde existam bloqueios energéticos. Desperta a sensualidade e nosso poder de atração. Diminui crises afetivas.

Letra Chinesa = Atua diretamente sobre o sistema nervoso central, acalmando e relaxando corpo e mente. Estimula o raciocínio e o aprendizado.

M

Malaquita = De cor verde clara a verde escura, opaca, e geralmente os traços de diversas tonalidades de verde formam lindos desenhos em sua superfície. É uma pedra do chakra cardíaco, mas também atua com grande eficácia sobre o plexo solar. Sua energia de cura é extraordinária, servindo praticamente para todos os fins curativos. É costume dizer-se que quando houver dúvida sobre qual pedra deve ser usada para um determinado mal, pode usar a malaquita, pois, além de tudo, ela ajuda a restabelecer a saúde de uma forma geral. Quando manipulada ou usada, tanto no corpo quanto em meditação, atrairá, aflorará e reflitirá o que impede o crescimento espiritual. Colocada sobre o plexo solar, libera a tensão do diafragma e restaura a respiração profunda e plena. Ajuda o funcionamento de todo o aparelho digestivo, além do respiratório. Tem a qualidade de absorver energia podendo ser colocada sobre qualquer área doente ou dolorida para extrair a energia da dor e trazer à tona as causas pisico-emocionais. Atua sobre a beleza e aparência. Resolve problemas amorosos. Para os lojistas, atrai fregueses. É uma pedra perfeita para trabalhar a abundância, a prosperidade e a manifestação de nossos desejos. Usada junto ao computador ou aparelhos de televisão, absorve a radiação emitida, protegendo os usuários. Para efeito de proteção contra acidentes de locomoção, deve ser sempre carregada dentro de automóveis, aviões e outros veículos. Junto à crisocola e à pedra da lua, é muito eficaz no tratamento e prevenção de qualquer tipo de câncer. É um talismã apropriado para crianças. Para relaxamento e desordens neurológicas. Protege de radiação. Estimula o nervo ótico e ativa a visão. Por ser derivada do cobre, a malaquita não reage bem ao sal e, portanto, sua limpeza energética nunca deve ser feita através do processo água / sal.

Mármore = Ajuda a trazer os sentimentos reprimidos à tona e a se livrar de insatisfação emocional. Ajuda a abrir novos caminhos, novas perspectivas e estimula na criatividade de resolver problemas. O cristal Mármore improvisa o processamento de cálcio em nosso corpo, tendo um efeito similar do cristal Calcita. O mármore é um carbonato de cal. O coral, a calcita, a pedra calcária, as estalagmites, o giz, as conchas do mar e os ossos são todos cal, ainda que tenham diferentes usos mágicos. Especificamente, o mármore usa-se nos conjuros protetores. Um altar feito de mármore, por completo ou em parte, é o centro ideal para os conjuros protetores. As mesas e acessórios de mármore protegem a casa. O mármore pode levar-se ou usar-se para a proteção geral, como na Índia. O mármore também é utilizado nos conjuros que envolvem o êxito pessoal num sentido geral.

Morganita = É transparente, de cor rosa-lilás, rosa, ou rosa alaranjado. A morganita abre o chakra cardíaco para a recepção e transmissão da energia do Amor Incondicional a níveis multidimensionais. Ensina o amor ao Todo, a compreensão da ligação de nosso coração com o coração universal. É a pedra do Amor Universal, trazendo a nossos corações a vibração angélica canalizada através da Fenacita. Atua também sobre a respiração, fortalecendo fisicamente os pulmões e permitindo o fluxo da energia do amor por todo o nosso corpo. Às vezes apresenta nuances alaranjadas fundindo o rosa do Amor Universal com o dourado da Iluminação e da Sabedoria Cósmica. O uso da Morganita sobre o chakra cardíaco nos dá a sensação da unidade do Amor Total e ajuda-nos a compreender que pertencemos a um todo. A qualidade acelerada da Morganita aplica-se principalmente aos cristais de boa transparência. Os cristais mais opacos funcionam dentro da mesma vibração do quartzo rosa.

O

Obsidiana = É uma rocha vulcânica, amorfa, rica em óxido de silício. Sua cor é geralmente negra, do opaco ao translúcido, também pode ser verde ou marrom. Trabalha no chakra básico. Energia masculina. Afasta o negativismo e a sensibilidade em excesso. Equilibra as energias do corpo físico. Limpa os bloqueios do subconsciente. Auxilia os intestinos e o estômago. Inspira objetividade, sabedoria e amor. Dissolve choques, medos, bloqueios e traumas. Ajuda em obsessões e purifica a negatividade que fica na atmosfera. Obsidiana expande a nossa consciência e a nossa comunicação. Dissolve dores em geral, tensões e bloqueios de energia pelo corpo. ativa a circulação, mesmo em casos extremos e também ajuda em problemas de mãos e pés frios. Ativa os dons divinatórios.

Olho de Falcão = É um agregado de quartzo opaco, possuindo cor azul-acinzentado a azul-esverdeado e opalescência de superfície. Atua no chakra frontal, e sua principal mensagem é a de estar sempre alerta, ajudando o indivíduo a observar mais profundamente o ambiente físico que o cerca. Seu uso é apropriado para auxiliar-nos na observação aguçada da realidade que estamos criando, e também da energia das pessoas que nos cercam. Aumenta a sensibilidade e desenvolve a intuição. Protege de intrigas. Nos ajuda a ganhar uma visão melhor em situações complicadas e nos ajuda na dificuldade de tomar decisões. Alivia qualquer tipo de dor, ajuda nosso sistema nervoso e problemas de tremor. Previne contra mau-olhado e clareia a percepção. 

Olho de Gato = Desperta nossa coragem e determinação para vencer na vida. Usada para aumentar a beleza e preservar a juventude. Também impedir a ruína financeira. Excelente para jogadores. Esta pedra colocada num anel de prata, beneficia saúde mental afastando a depressão. Devido a sua aparência, o olho de gato ajuda no tratamento e doenças dos olhos.

Olho de Tigre = É um tipo de quartzo opaco, listrado de dourado e marrom, apresentando um brilho sedoso. Pode ser usado no chakra básico e no plexo solar. Sintetiza as energias do Sol e da Terra. Ajuda as pessoas a se tornarem mais práticas, trazendo um otimismo que conduz ao sucesso. Possui uma poderosa força que nos protege do mau olhado e da inveja, protege refletindo a negatividade para a sua origem. Estimula a coragem para mudanças. Atrai pessoas de bom caráter e solidárias. Proporciona sorte e ganhos materiais. Nos ajuda a passar por momentos difíceis em nossa vida sem perder a coragem. Ajuda a nos distanciar de influências externas que podem nos prejudicar. Ótimo para situações de stress e mudança de humor. Ajuda a esclarecer dúvidas e dificuldades quando tomamos decisões. Ajuda a aliviar dores em geral. Diminui o fluxo de energia no corpo e principalmente ajuda pessoas que estão sempre ativos e hipertensivos. Bom para o coração, autoconfiança e para asma.

Ônix = Muito utilizado para proteção contra magia e para equilibrar o impulso sexual. Pedra que dá o poder positivo. Equilibra corpo e mente. Acalma angústias e preocupações. Controla as emoções e paixões. Traz sabedoria em decisões que precisam ser tomadas. Equilibra ambas as polaridades masculina/feminina. Fortalece a espinha e tira o stress. Alinha por inteiro o corpo físico com altas freqüências de energia. Inspira serenidade, autocontrole e intuição.

Opala = Usada para reviver lembranças de vidas passadas. Ajuda na cura de problemas visuais. Só deve ser usado por pessoas equilibradas. Traz alegria e traz de volta a nossa atenção para as coisas alegres e coloridas da vida. Fortalece o desejo pelas coisas, o erotismo e a sensualidade. Nos faz ficar emocionados, sedutores, inconvencionados com a vida e melhora o otimismo. Encoraja a espontaneidade e o interesse pelas artes. "Pedra valiosa", faz com que seu portador tome consciência das suas emoções. Conhecida como a pedra da percepção da lua e da água, aumenta a vidência de quem a usa. Seu uso ajuda no surgimento de uma nova idéia ou favorece a gravidez desejada.

P

Pedra da Lua = De cor incolor, marrom-claro, amarela. Pedra feminina. Na antiguidade era a pedra dos amantes e possuía dons proféticos se fosse mantida dentro da boca durante uma lua cheia. Dizia-se também que ela proporcionava invisibilidade ao seu portador. Aumenta a fertilidade da mulher, ajuda em problemas de menstruação e durante a menopausa. Ajuda a esfriar, aquietar e acalmar situações pessoais e emocionais. Facilita a abertura para assuntos espirituais. Estimula o crescimento. Desperta toda a qualidade feminina. Estimula a feminilidade. Faz uma conexão com a fonte de luz interna, em qualquer forma de meditação. Usado em qualquer chakra. Estimula o funcionamento das glândulas e o equilíbrio interno dos órgãos. É a pedra dos magos e sensitivos. Usada para lembrar de sonhos e ajudar num sono restaurador.

Pedra do Sol = Atua no plexo solar, ativando o nosso sol interior e irradiando sua luz para facilitar o fluxo livre de energias. Pode ser usada para dissipar medos, aliviar stress, aumentar a vitalidade e para encorajar a independência e a originalidade. Na Grécia antiga, era usada para representar o Deus Sol, trazendo vida e abundância aos que a usavam. Na Índia, era usada pelos antigos como proteção contra as forças destrutivas dos reinos sobrenaturais. Excelente para alcançar sucesso nas realizações, para ter reconhecimento e aumentar a auto-estima.

Peridoto = Também conhecido como Crisólita ou Olivina, de cor verde amarelada, transparente. É um calmante, purificador e equilibrador do corpo físico. Atua principalmente no chakra cardíaco e no plexo solar. Auxilia a digestão de alimentos e alivia a prisão de ventre e as condições de inflamação do intestino. Estimula a cura dos órgãos do aparelho digestivo, principalmente fígado, rins e vesícula. Ajuda a equilibrar o sistema endócrino, principalmente as glândulas endócrinas que controlam a saúde do corpo físico e associam-se, diretamente, aos chakras. Age como um tônico para animar e acelerar todo o organismo, deixá-lo mais forte, sadio e radiante. Pode afetar certos estados emocionais negativos, como raiva e inveja. Purifica e cura mágoas, egos feridos e ajuda a reparar relacionamentos deteriorados. Cura mordida de insetos e ajuda em doenças do fígado. É também usado para atrair amor e acalmar a raiva.

Pirita = Opaca de cor cinzenta, ou cinzento-amarelada, com brilho metálico. Atua no chakra coronário, trazendo a sabedoria do espírito, encorajando os ideais do bem-estar físico, emocional e mental. Também ajuda a ver além das aparências. Como amuleto, é usada para atrair riqueza e prosperidade, e proteção contra perigos físicos e vibrações negativas. Ajuda no auto-conhecimento. Encoraja a realização, traz luz onde existe a escuridão. Ajuda a trazer memórias e segredos que estão escondidos, desta maneira dando oportunidade de abrir seu coração e ser honesto com seu parceiro, família ou amigos. Também é bem conhecida pelo seu efeito de aliviar dores gerais.

Q

Quartzo Azul = Boa para a comunicação, esperança e felicidade. Ajuda a purificar a corrente sanguínea. Reforça a imunidade do corpo contra doenças. Acalma e proporciona sensação de relaxamento para corpo e mente.

Quartzo Enfumaçado (Fumê) = De cor parda a cinzenta enfumaçada e transparente. Atua no chakra básico, dando um escudo de proteção contra energias negativas. Ensina que há luz na escuridão. Ajuda nossa busca interior. Estabiliza as emoções e dá segurança quando se teme o fracasso. Também encoraja a experimentar coisas novas e a desenvolver uma atitude de auto-aceitação no processo de aprendizagem. Cura depressão e outras emoções negativas. Auxilia no controle da adrenalina e assimilação de proteínas. Fortalece rins, pâncreas, aumenta a fertilidade, equilibra a energia sexual e emocional. Dissipa bloqueios do subconsciente e negatividade em todos os níveis. Fortalece a percepção dos sonhos e habilidade de canalização. Aumenta o conhecimento da Natureza e a preocupação com o meio ambiente.

Quartzo Rosa = Liberta ressentimentos como culpa, medo, ciúmes e raiva. Auxilia os rins e o sistema circulatório. Equilibra as partes emocionais e sexuais. É o cristal mestre dos curadores. Pedra do amor, mas só não deve ser dada para a pessoa amada, pois quebra o encantamento amoroso. Ajuda-nos a perdoar a nós mesmos e nos amarmos, a ter fé e bem estar. Diz-se que no chakra do coração, ajuda a obter amor próprio e paz interior, que se acredita serem o primeiro passo no processo de cura. Os terapeutas de cristais aconselham os clientes a usar o quartzo rosa para ajudá-los a conquistar a harmonia consigo mesmos.

Quartzo Rutiloso = Pode ser um condutor mais intenso do quartzo claro. Para bronquite e asma. Dirige e amplia a energia das outras pedras para as áreas problemáticas. Localiza as doenças e transforma-as na própria fonte de cura. Ajuda a vencer bloqueios da infância. Atenua depressões. Regenerador de tecidos. Aumenta a força vital, fortalece o sistema imunológico, estimula funções cerebrais, aumenta a clarividência e rebate a negatividade. Chakra: Coroa.

Quartzo transparente / Quartzo Branco / Cristal de Quartzo = O mais comum de todos os cristais, costuma ser colocado no alto da cabeça no chakra da coroa, e diz-se que ele estimula a glândula pineal. Sensível à luz, ativa a consciência superior. Amplifica todas as energias, aumentando a capacidade mental, melhorando a memória. Aumenta as energias de curas, serve em todos os mais variados campos. Como ele é muito ativo, não é aconselhável que fique muito exposto, principalmente na hora de dormir. Deixe-o sempre guardado até a hora de usá-lo. É um poderoso harmonizador e curador da aura. Limpa as condições da atmosfera e neutraliza a negatividade em qualquer nível. Os cristais grandes ajudam a harmonizar e equilibrar as energias do meio ambiente. Ajuda na abertura e expansão da mente. Inspira claridade e confidência.

Quartzo Verde = É a pedra da cura por excelência. Pode ser usada para a saúde em geral. Auxilia nos negócios e mudanças em geral. Auxilia processos de cura, dissolve pensamentos e sentimentos que podem provocar doenças psicossomáticas. 

R

Rodonita = Para traumas, confusões e falta de confiança. É a pedra das modificações. Nos dá força para suportar mudanças em nossa vida. Também é usada para questões afetivas.

Rubi = Tem cor vermelha, de transparente a opaca. Atua no chakra básico, ativando e vitalizando o corpo através da ação do fluxo sanguíneo. Trabalha diretamente com o sangue, a circulação e o coração. Estimula o baço e as glândulas. Representa o mais alto grau da justiça divina, que é o não-julgamento e proporciona o reconhecimento do poder através da verdade do espírito, Fisicamente, é usada para prevenir e combater qualquer tipo de doença ligada ao sangue. Ajuda a eliminar a desorientação, os desapontamentos, a depressão e a raiva. Proporciona equilíbrio emocional, flexibilidade, autoconfiança, habilidade para negociações, harmonia e auto-estima. Estimula, também, o chakra cardíaco.Inspira sabedoria espiritual, saúde, conhecimento, tranqüilidade e riqueza. Destrói obstáculos, pesadelos e pensamentos negativos. Tem efeito rejuvenescedor. Ajuda em doenças contagiosas como por exemplo, infecção no intestino. Encoraja o sistema imune e aumenta a resistência do nosso corpo.

S

Safira = Traz o desejo da prece, da oração, devoção, iluminação espiritual, clarividência e telepatia. Traz paz interior e ajuda na meditação. Consolida os grandes amores, quando dada de presente. Possui efeito calmante. Ajuda em problemas de depressão, doenças físicas e ilusões. Fortalece o poder da fé e da verdade. Alinha corpo/mente/espírito. Encoraja a sobriedade, a habilidade de criticar e organizar pensamentos. Suas intenções e desejos começam a ficar mais claros, fazendo com que suas idéias e seus pensamentos sejam realizados mais rápidos. Encoraja os processos gerais de cura física e mental. Alivia dores, febres e é particularmente útil em problemas intestinais, cerebrais e doenças associadas com o sistema nervoso. Chakra: Terceira visão.

Sodalita = De cor azul escura acinzentada, de translúcido a opaco. Atua no chakra frontal, abrindo o subconsciente para a canalização da intuição. Atravessa a densidade e a ilusão trazendo clareza e verdade. Fortalece a comunicação e a expressão criativa. Também se revela boa para carregar, segurar, aplicar em meditação ou colocar sobre a área do 3° olho, a fim de se obter compreensão intelectual do Eu de um indivíduo ou de uma situação. É uma das despertadoras da terceira visão, preparando a mente para receber a visão interior o conhecimento intuitivo e a vidência, ajudando também a chegar a conclusões mais lógicas. É a pedra dos sensitivos. É recomendada para quem trabalha com equipamento de raios-X ou tem contato com material radioativo. Acalma e clareia a mente e alivia o medo. Fisicamente, equilibra o sistema endócrino e fortalece o metabolismo e o sistema linfático.

Sugilita = De cor magenta a violeta profundo, opaco. Atua no chakra coronário, trazendo a visão da perfeição divina em todas as coisas. Cria um estado de receptividade a influências mais elevadas. Pode ser usada como proteção contra as realidades duras do mundo e para capacitar o indivíduo a aceitar viver no aqui e agora, acreditando em si mesmo. Ajuda também a eliminar a hostilidade, o preconceito, a raiva, e todos os atributos negativos que se possa imaginar. Tem o poder de transmutação, trazido pela essência do raio violeta. Facilita e filtra a comunicação com energias angélicas e extraterrestres. Fisicamente, traz energia curativa ao sistema nervoso, auxiliando o equilíbrio entre os lados direito e esquerdo do cérebro; ajuda na coordenação física e no tratamento de doenças ligadas ao cérebro e ao sistema nervoso central, como autismo, dislexia, epilepsia, etc.

T

Tempest Stone = É uma pedra formada por uma mistura de Olho de Tigre, Olho de Falcão e Hematita. Atua no plexo solar e no chakra básico, e sua função principal é dar uma nova perspectiva ao conjunto de reações emocionais que possa estar provocando causa ou desordem na vida das pessoas. Sua poderosa energia provoca mudanças pessoais, dissipando formas-pensamento que possam estar congestionando o corpo emocional. Seu uso é aconselhável durante “tempestades emocionais” de resistência à mudança.

Topázio = É uma gema transparente, que pode ser de várias cores diferentes, porém os mais comuns são o amarelo dourado, o azul claro e o incolor. O topázio incolor atua no chakra coordenador (9º), integrando a luz do espírito aos chakras do corpo físico. O topázio azul atua no chakra laríngeo, apresentando as mesmas características vibratórias da água-marinha.

Topázio Azul = Aumenta a força do metabolismo. Equilíbrio emocional, acalma, tranqüiliza, relaxa. Percepção física, auto-expressão, criatividade. Estimula os ideais. Regeneração dos tecidos e fortalecimento da tireóide. Chakra: Garganta.

Topázio Imperial = O topázio amarelo é conhecido como topázio imperial, e é o de uso mais comum para efeitos energéticos. Atua no plexo solar, ativando-o e equilibrando-o. Ajuda a promover a digestão física e mental, colocando em foco as emoções e os pensamentos. Também ajuda com problemas de anorexia. Ensina a respeito da irrealidade da matéria e da eternidade do espírito. Promove a ligação e a manifestação consciente da sabedoria. Alivia a dor do reumatismo. Age contra inveja, intriga, doença, injúria, morte súbita, feitiçaria e magia negativa e loucura. Regula o sistema digestivo e é usado para auxiliar na perda de peso. Desintoxica o corpo. Desperta e inspira a abundância na saúde, ajudando na regeneração dos tecidos e fortalecendo os órgãos e glândulas. Inspira paz, tranqüilidade, criatividade e expressão. Fortalece os nervos e estimula o fluxo de energia do corpo. Traz ajuda para o equilíbrio emocional e o renascimento espiritual. Acalma raiva, paixões e depressão. Regido pelo Sol, nos traz crescimento material e espiritual, prosperidade, sabedoria. Supera traumas e alivia cansaço mental. Usado para lembrar vidas passadas e se livrar de fantasmas.

Turmalina Azul (Indicolita) = É um mineral transparente, encontrado em variados graus de azul. Atua principalmente no chakra frontal (6º ), mas também pode ser usada no laríngeo e no cardíaco. No frontal, ajuda a desenvolver a capacidade de concentração e de visualização e traz sensações de paz a mentes conturbadas; usada no laríngeo, permite uma expressão verbal mais clara e no cardíaco, acalma um coração zangado ou entristecido. No entanto, a principal expressão energética da indicolita, como todas as outras turmalinas, está diretamente ligada à cura física ao nível celular. Para este tipo de aplicação, quando usada no chakra frontal, ajuda a combater todos os tipos de problemas dos órgãos da visão e da audição; no chakra laríngeo é usada contra dores de garganta, problemas de tireóide e problemas da fala.

Turmalina Melancia = É um tipo de turmalina bicolor, apresentando normalmente a cor rosada no interior e verde externamente. Atua no chakra cardíaco, representando a sinergia do coração, pois possui o verde da cura e o rosa do amor incondicional. Integrando essas duas energias e simbolizando a totalidade do chakra cardíaco. 

Turmalina Negra = É a pedra mais usada para proteção contra todo tipo de energia negativa. Diz-se que desvia as energias negativas em vez de absorvê-las. Suas estrias paralelas supostamente ajudam a canalizar os efeitos curativos da energia espiritual de freqüência mais alta. Os crentes também usam a pedra quando precisam de proteção paranormal. Um poderoso curador das desordens da mente. Dissolve a tristeza e sentimentos bloqueados. Ajuda com problemas de família e sentimentos de apreensão em grupos grandes. Nos faz ficar mais pacientes e abertos e encoraja o interesse. Encoraja o nosso pensar e aumenta nossa percepção. Promove tolerância e ao mesmo tempo responsabilidade. É energizante e deve ser utilizada contra inveja. 

Turmalina Rosa (Rubelita) = De cor rosa a vermelha, ocasionalmente com tonalidade violeta. É transparente. Atua no chakra cardíaco, transmitindo a energia de amor gerada no coração diretamente às células do corpo físico. Reforça a vontade de compreender o amor e estimula a criatividade da aspiração amorosa. Amplifica as qualidades curativas do coração e promove paz e alegria durante o período de crescimento e de mudanças, liberando tendências destrutivas. Indicada para pessoas com dificuldades de relacionamento. Suaviza emoções e está ligada ao processo criativo.

Turmalina Verde (Verdelita) = De cor verde, transparente. Atua no chakra cardíaco, transmitindo a energia curativa do verde diretamente para as células afetadas, possibilitando assim uma recuperação mais rápida de qualquer enfermidade. Esta propriedade a torna imprescindível como auxiliar das outras pedras no tratamento de todas as enfermidades do corpo físico. Excelente pedra para relaxar e aliviar o stress. Atrai prosperidade e sucesso nos negócios. Atua sobre o sistema nervoso, imunológico, e cérebro. É energética, rejuvenescedora, estimula a criatividade e espiritualidade e tem capacidade de cura.

Turquesa = Opaca de cor azul celeste a azul esverdeado. Atua no chakra laríngeo. É sagrada para os budistas e tibetanos, já que simboliza o mar – profundidade da alma – e o céu – ascensão ilimitada. Traz o equilíbrio emocional. Fortalece e alinha todos os chakras. Excelente pedra para usar na meditação ou em qualquer outra atuação espiritual. Tem a força para proteger o corpo de radiações terrestres, ajuda contra angina, problemas pulmonares e nervos, no gaguejar, tem o propósito de equilibrar e curar o chakra da garganta. Protetora para os viajantes. Auxilia na regeneração dos tecidos. Protetor contra todas poluições do meio ambiente, em particular as radiações. Ajuda no crescimento pessoal e expande a consciência. Auxilia nas situações do dia a dia e da sua vida em geral. Inspira criatividade, paz, equilíbrio emocional, comunicação, lealdade e sabedoria.
Um antigo ritual usava a turquesa para obter riquezas. Faça este ritual uns dias depois da Lua Nova, quando o Crescente começa a ver-se no céu. Evite olhar para a Lua até ao momento adequado. Sustenha uma turquesa na mão. Visualize a sua necessidade mágica – o dinheiro –manifestando-se na sua vida. Saia para a rua e olhe a Lua. Então, dirija em seguida os seus olhos para a turquesa. A magia já começou. Leve a pedra consigo até que o dinheiro lhe chegue. A pedra também se utiliza em magia amorosa; a turquesa leva-se, usa-se ou se entrega à pessoa amada. Muitas vezes usa-se para estimular a harmonia conjugal, pois assegura que as duas pessoas envolvidas se fundam entre si. Algumas fontes dizem que se o amor se desvanece no que recebeu a pedra, a cor da pedra também se desvanecerá. Use a turquesa para atrair novas amizades, para estar alegre e sereno e para aumentar a beleza. Também é uma pedra curativa. Fortalece os olhos, alivia febres e reduz as enxaquecas. Para receber as suas energias curativas, bebe-se água na qual se submergiu uma turquesa.

V

Variscita = É um mineral verde claro, opaco. Atua no chakra cardíaco (4º), emitindo energia curativa diretamente ao chakra básico. Com uma vibração suave e um movimento sutil, ajuda a compreender porque estamos aqui e como nos relacionamos com o planeta. Ajuda a encontrar soluções ou ações que possam produzir resultados positivos para todos. Fisicamente, auxilia a regenerar a elasticidade das veias e da pele e pode ser usada no tratamento da impotência e das desordens do sistema de reprodução masculino.

Z

Zircônia = Acalma as emoções. Traz proteção contra a insônia e a depressão. Fortalece a mente. Aumenta a auto-estima. Ajuda a se tornar desapegado de coisas materiais e objetos e vivenciar mais a realidade. Ajuda a superar o sentimento de perda. Estimula a avaliar as coisas importantes da vida. Estimula o fígado, alivia dores e dissolve cãibras. Zircônia é conhecido também pelo seu efeito de aliviar dores pré-menstruais.

W

Wulfenita = É um mineral translúcido, de cor laranja. Atua no chakra sexual, trazendo para o foco a energia criativa, principalmente para remover obstáculos que possam impedir ou limitar o progresso e o desenvolvimento em qualquer situação. Pode ser também usada para auxiliar na conexão com energias naturais do planeta, como árvores, florestas, rios, montanhas, etc.









Há um conto xamânico que diz que o Criador, vendo a escuridão da noite, pegou um cristal de quartzo e despedaçou-o em milhares de pedaços, e jogando-os no Universo, criou as estrelas. Os aborígines australianos chamam os cristais de luz solidificada. Os xamãs norte-americanos chamam de Seres Pedras, ou Povo de Pedra, detentores dos registros da Mãe Terra. As pedras possuem um espírito, uma alma; possuem talentos específicos, amplificam pensamentos e auxiliam os processos de cura do corpo físico.


Está escrito nos dizeres das pedras,
que todos nós, à sua maneira,
Procuramos a mesma coisa...

A FELICIDADE!!!...






Nenhum comentário:

Postar um comentário