domingo, 18 de setembro de 2011

Signos e os Quatro Elementos

Ar, Fogo, Terra e Água



Os Quatro Elementos Ar, Fogo, Água e Terra descrevem os quatro únicos tipos de personalidades associados aos signos do Zodíaco. Os elementos exibem uma profunda influência no carácter, comportamento, emoções, pensamento e intuição. Os céticos consideram estas qualidades muito gerais, mas elas reflectem-se nas nossa relações, ambições ou falta delas, e as mudanças inesperadas que sucedem nas nossa vidas.
A Astrologia tem como objectivo a concentração destas energias nos aspectos positivos, ganhar um melhor entendimento das qualidades positivas e aprender a lidar com as negativas, ajudando-nos assim a entender o nosso potencial máximo para podermos dar o melhor nas nossas vidas.
Recusar isto é recusar a própria vida e o destino. Todos nós necessitamos de ar para respirar, água para manter o nosso crescimento e a nossa limpeza, fogo para nos abrigar do frio e providenciar conforto, terra para viver junto de todas as coisas vivas e fazer crescer os nossos alimentos.

Signos Terra: Touro, Capricórnio, Virgem
Sentimos a terra debaixo dos nossos pés, o solo que sustem todas as formas de vida. Olha para o poder e a beleza das montanhas, um símbolo de estabilidade e solidez da terra. Todos os dias sentimos o mundo físico, andamos nesta terra, adoramos a beleza e os presentes que a mãe terra nos dá e sentimos o conforto de estarmos sobre terreno sólido.
Associada com os signos Touro, Capricórnio e Virgem, a Terra representa o lado prático e materialista da natureza, procurando a confiança estável de um ambiente estruturado no qual todos podemos funcionar. Sente a terra debaixo dos teus pés, sólida à medida que caminhas calmamente.
A Terra é paciente e confiável, sólida e forte. Estar ‘com os pés assente na terra’, faz com que se procure a prática e a resposta mais lógica para problemas que possam surgir. A Terra pode ser uma força de estabilidade numa relação, contribuindo para a a estrutura e organização, alcançando ao mesmo tempo a harmonia e o balanço. Uma expressão deste elemento pode ser uma personalidade rígida, estável que prefere o conforto da vida e não corre muitos riscos. Importância dada a mais aos bens materiais, pode evoluir para situações preocupantes e de stress.
Fraquezas: Ligações fortes, materialismo, resistência à mudança, muita atenção dada aos detalhes e falha em perceber as coisas no global.

Signos Ar: Gémeos, Balança,  Aquário
O Elemento Ar é associado a estes três signos. Procuram estabelecer-se a eles próprios no campo da intelectualidade. É através do processo do pensamento que desenvolvem ideias. É através da influência deste elemento que aprendem a comunicar. A partir do Ar ganham e partilham o conhecimento. O Ar contribui para as grandes invenções, na originalidade e na versatilidade das personalidades. Fornece um sentimento de liberdade, sem ligações, alcançando o exterior da própria mente.
Aprecia esta corrente de ar gentil, permite que passe livremente por ti e deixa que alimente a tua criatividade. O Ar expressa o amor das pessoas, a habilidade de pensar, de apreciar as diferenças entre os indivíduos, aceitar as diferentes perspectivas de cada um. Os pensamentos são uma força continua nas vidas dos nativos Ar. Está associado com a meditação onde a respiração profunda é essencial para atingir níveis altos de concentração, energia e relaxamento.
O Ar é utilizado para o transporte, voar e navegar. Deixa que os teus pensamentos cheguem mais longe, para além de onde queres chegar. Uma expressão um pouco exagerada da influencia do Ar, é viver num mundo de sonhos com objectivos irrealistas. Os nativos de Ar devem procurar manter-se práticos e desenvolver com consistência as suas habilidades intelectuais de acordo com o mundo real.
Fraquezas: Ausência de emoções, depressão, desconcentração e falta de ligação com o próprio ser. Uma atividade intelectual hiperativa pode bloquear a paz interior e a harmonia.

Signos Fogo: Leão,  Sagitário, Carneiro
Os signos Leão, Sagitário e Carneiro estão associados com o elemento Fogo. Representa a força da vida que brilha dentro de nós. Este elemento projeta para o exterior expressão própria, criatividade, coragem e entusiasmo. Sente o conforto de uma fogueira, ou calor quando vens de um ambiente frio. Precisamos do Fogo para os aspectos básicos como cozinhar a nossa comida. O Fogo fornece uma sensação de segurança, calor e inspiração que é partilhada pelos que o rodeiam. O Fogo apoia-se na confiança própria para lidar com os problemas que surgem sem hesitação.
Sem Fogo não existe radiação, convicção nem expressão. Uma faísca pode iluminar novas ideias, serve de indicador para iluminar um caminho para determinado objetivo com convicção e entusiasmo. Quando a influência do Fogo está fora de controle, este irá consumir tudo no seu caminho.
Fraquezas: Perca de interesse, egoticismo, mania excessiva.

Signos Água: Caranguejo,  Escorpião e Peixes
O elemento Água associado com estes signos influência as forças conscientes e subconscientes que atuam nas nossas vidas. Permite sentir a dor dos outros e oferece compaixão sincera. O Alerta psíquico está sempre presente no signos Água e mostra-se de vez em quando uma certeza que chega a ser assustadora. A Água procura curar aqueles à sua volta. Quando incontrolada, este elemento pode enviar emoções de uma forma devastadora resultando em alterações bruscas de humor quase sempre imprevisíveis.
Os sinais da Água necessitam de estabilidade e calma, como um rio que corre calmamente, alimentando todos os seres à sua passagem, e ao mesmo tempo redescobrindo novos caminhos. Quando exagerado, pode fazer com que se torne muito emocional, sensível e subjetivo.
Com as emoções ao rubro pode surgir depressão. A fraqueza pode resultar do fato de ser muito protetor ou possessivo com os entes queridos, fazendo com que atitudes frias e perca de rumo ocorra.

Um Balanço dos Elementos
A melhor combinação de cada tipo de elemento tenta criar um balanço entre os varios aspectos de cada um, resultando numa relação que procura o crescimento mútuo e a harmonia. Por exemplo os pares AR-FOGO e TERRA-ÁGUA; O elemento AR numa relação fornece ideias e sonhos que o elemento Fogo pode criar e tornar realidade. O elemento Água fornece sensibilidade e alimento para algumas das reservadas e frias decisões que a Terra possa tomar, criando assim estrutura sólida para um crescimento da relação no futuro. Ao mesmo tempo numa relação FOGO-ÁGUA o balanço pode ser alcançado tendo em conta que a Água pode fornecer sensibilidade e incutir paciência ao Signo Fogo. Ao mesmo tempo o Fogo pode segurar as rédeas da relação com a coragem e determinação que puderam faltar na Água.
Quando 2 elementos do mesmo tipo se combinam, a harmonia pode ser alcançada quando as necessidades e objetivos são iguais para ambos.
Idealmente deveriamos procurar relações entre os pares TERRA-ÁGUA e AR-FOGO, outras combinações também podem funcionar desde que os parceiros aprendam a se respeitarem um ao outro.

AMOR SEMPRE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário