terça-feira, 27 de setembro de 2011

Baralho Cigano


A origem do Baralho Cigano Lenormand tem duas versões. Na primeira delas, este magnífico jogo de cartas estaria relacionado ao Petit Lenormand. Este baralho composto de 36 cartas foi criado por Anne Marie Adelaide Lenormand, uma francesa nascida na cidade de Alençon, em 1772. Mademoiselle Lenormand ficou famosa pela precisão de suas previsões, atendendo a figuras ilustres da realeza da França. Numa casa de altos e baixos em Paris, esta mulher jovem, acompanhada de seu gato preto, espalhava sobre a mesa as cartas do seu baralho e previa o futuro de seus nobres consulentes. Ela atendia figuras da alta sociedade da época e grandes líderes, como Robespierre e o Imperador Napoleão Bonaparte.
Além de cartomante, Mademoiselle Lenormand era astróloga, quiromante, numeróloga e tinha muitos outros conhecimentos como geomancia, dominomancia, cafeomancia. Ela revolucionou o conhecimento da Cartomancia, na época, utilizando flores, ervas e talismãs junto com seu jogo de cartas. Com seu desencarne, em 25 de junho de 1843, muita desta sabedoria desapareceu com ela. Somente cinqüenta anos depois, alguns manuscritos de Lenormand foram recuperados e mais tarde divulgados.
Na segunda versão, o Baralho Cigano Lenormand, teria sido descoberto e propagado por este povo mágico que são os Ciganos. Através do seu modo singular de vida migrando de um lugar para outro, eles popularizaram seu jogo de cartas com figuras singelas e de fácil entendimento. Foi desse mesmo modo, que este povo nômade, nos presenteou com a expansão de muitas outras artes advinhatórias, como a Quiromancia, por exemplo, originária da Índia.
O Baralho Cigano Lenormand, assim como qualquer jogo de cartas, através dos seus arquétipos, envia mensagens que muitas vezes estão bloqueadas em nosso inconsciente. Extremamente valioso para o nosso dia-a-dia, como se fosse um amigo, um confidente, pode nos orientar para decisões mais acertadas e também nos prevenir dos perigos que nos cercam.





"Não somos adivinhos, nós lemos símbolos", pois cada carta representa um símbolo do inconsciente e contém uma vibração (energia) específica. 

"É fundamental termos consciência e clareza mental de que nenhum oráculo fará a escolha por nós, ele não mudará uma situação de ruim para boa. Consultar um oráculo na vã esperança de que ele possa solucionar todos os problemas, num passe de mágica, é uma atitude imatura, comodista e desequilibrada. Ele pode oferecer uma boa orientação, uma luz, e até mesmo chamar a atenção para um aspecto ou motivação desconhecida. Isso sempre acontece quando a prática é exercida de forma inteligente, equilibrada e espiritualizada....Nunca é demais ressaltar que as cartas, por si, não resolverão nosso problema, teremos de agir, usar nossa vontade com base na luz que elas possam nos passar. Quando consultamos um oráculo, com seriedade, ele nos fornece, através da sincronicidade, aquelas informações que necessitamos no momento. As cartas refletem o que a nossa mente já sabe. O nosso subconsciente já conhece o que há de vir; cabe apenas ao nosso Livre Arbítrio direcionar esse potencial".

Trecho do livro Baralho Petit Lenormand Teoria & Prática, do autor Geraldo Spacassassi 


O significado do Baralho Cigano varia de acordo com as cartas ao redor e a posição em que se encontra no jogo. Quando a carta está no negativo, é o oposto do significado.

O Cavaleiro (ou mensageiro)
Todo cavaleiro é destemido e tem a ousadia dentro de si, o que demonstra a necessidade de acreditar em si mesmo e em seu próprio potencial. Ele não recua diante dos obstáculos ou dos caminhos desconhecidos, logo é o "senhor de sua montaria", exatamente como os Cavaleiros da Távola Redonda.
O cavaleiro tem o impulso para enfrentar a vida e sempre traz alguma coisa, seja bom ou ruim, logo significa que algo está a caminho, mas ainda não chegou. Algo está na sintonia do consulente.
É uma carta de movimento e como um bom mensageiro representa o Exu, que é o próprio movimento da vida.

O Trevo (ou obstáculos)
Em nossa vida sempre vamos encontrar algumas pedras pelo caminho. Os problemas surgem para que os enfrentemos de frente, pois somos capazes de superá-los.
Esta carta representa os obstáculos, os pequenos problemas (de fácil solução), os empecilhos que surgem para testar e aumentar a nossa força de vontade e determinação em prosseguir.
Mas o Trevo também é a figura desta carta, o que indica sorte. Portanto a sorte está em pedir ajuda aos amigos, pois a mesma está a disposição do consulente, então o jeito é estar aberto para aceitar a generosidade e a ajuda do próximo. Os amigos, ou até mesmo desconhecidos, são, nessas ocasiões, o talismã que nos protege.

O Navio 
A função de um navio é fazer viagens e mudanças externas, ou seja, o deslocamento físico. Um navio também busca novos horizontes, o que deve ser a ação do consulente, no sentido de dar um novo rumo à trajetória de sua existência. Lembra dos desbravadores do mar? Pedro Alvares Cabral, Cristóvão Colombo e tantos outros buscaram novas terras.
O navio leva alguém embora, saindo da sintonia do consulente e que certamente vai deixar saudades, logo também é uma despedida, o que representa uma adaptação a nova realidade.
É uma carta de movimento e representa Yemanjá ou Nossa Srª da Conceição, por isso aconselha a limpeza emocional, pois quando tomamos um banho de mar, nos sentimos renovados. E encara a vida como uma longa viagem cheias de possibilidades

A Casa (ou o equilíbrio)
A casa (ou edificação) representa o ambiente onde se mora, se estuda, se trabalha ou o ambiente religioso.
Pode ser a casa interna do consulente, pois toda casa representa estrutura, solidez e equilíbrio. Por isso mostra um lado racional para que o próprio equilíbrio seja mantido.
É uma carta parada e no negativo indica rigidez na personalidade do consulente.
Para alguns oraculistas esta carta representa a família ou o lar seguro.

A Arvore
A árvore tem raízes que crescem primeiro, antes de gerar frutos, portanto há um crescimento lento, porém com base, enraizado. Significa progresso, prosperidade, fertilidade.
Representa, inclusive, a família, por causa de árvore genealógica.
Também significa saúde, por ser Oxossi (ou São Sebastião) o orixá desta carta, ou seja, a cura através da ervas frescas das florestas.

As Nuvens (ou os ventos)
Esta carta representa o que está nebuloso: dúvidas, incertezas, ansiedades, ilusões, fantasias, confusão de sentimentos, preocupações, instabilidade mental. É o que não está claro.
As nuvens estão sempre em movimento, logo esta é uma carta de movimento e representa a orixá Inhansã (ou Santa Barbara), dos ventos e das tempestades.

A Cobra (ou traição)
A cobra é sempre um sinal de alerta, pois ataca com o bote, logo significa a traição (pelo veneno), brigas, intrigas, discórdias, maledicência e desarmonias.
A cobra também representa a sexualidade (kundalini) do consulente e a maneira como ele a expressa.
Outro aspecto é a auto-sabotagem (medo e insegurança que paralisam) e a necessidade de defesa.
É o orixá Oxumaré quem representa esta carta.

O Caixão (ou as perdas)
A vida é feita de ciclos que se iniciam e se encerram, portanto esta carta significa a renovação, o renascimento (não a morte física) após um novo aprendizado, logo as transformações internas, profundas e necessárias que o consulente precisa se deparar. Com isso traz nova etapa que será cumprida com o aprendizado já conquistado.
O caixão representa o mundo interior do consulente, são as mudanças de valores, a quebra de padrão de comportamento, é o aprendizado interno.

As Flores (ou o ramalhete)
As flores sempre alegram uma pessoa e enfeitam um ambiente. Esta carta simboliza as alegrias, o contentamento, a satisfação e o entendimento entre as pessoas. Mostra as coisas boas no lado afetivo, a colheita.
Simbolicamente, o ramalhete de flores é a imagem da perfeição espiritual, logo pode representar um presente Divino. Representa também a orixá Nanã.

A foice (ou as transformações)
A função de uma foice é cortar e separar, a saber:
1) cortar: esta carta representa o rompimento, a interrupção, a separação e o corte.
2) Separar: esta carta também representa as decisões a serem tomadas, logo as escolhas, pois separa o joio do trigo.
Também signfica a distância que precisamos manter numa determinada questão e a necessidade de se fazer ajustes na relação ou na vida, pois a foice também apara.
O orixá que representa esta carta é Omulú ou São Lázaro.

O Chicote (ou a magia)
O chicote significa a energia criadora, por tratar-se de uma ferramenta de poder. O cavaleiro manipula o chicote para estar no comando e no controle da situação quando faz o cavalo andar ou galopar, conforme o momento em que está vivendo. Indica a necessidade de exercer o poder pessoal para concretizar os desejos.
Também significa a necessidade de se dedicar a algo, com rédeas curtas, ou seja, se esforçar para atingir os objetivos, correr atrás do que se quer, ter empenho para obter êxito.
A magia e o poder pessoal (poder de persuasão) também são indicados por esta carta e a conseqüente intenção ou força da mente que é utilizada para se concretizar os objetivos.
Porém a influência externa é demonstrada aqui, é a presença de energia maléfica atuando na vida da pessoa ou um feitiço feito na inteção de quebrar as defesas e a harmonia individual. são as más companhias no astral, ou melhor, os obsessores, daí a importância do consulente melhorar o seu padrão vibratório, pois só assim essas influências serão desfeitas.

Os Pássaros (ou as alegrias)
Esta carta é a única onde consta duas figuras: dois pássaros ou duas corujas ou dois pombos. Portanto indica namoro, romantismo, carinho, paquera, flerte.
É uma carta espiritual, pois nos remete a fé e a paciência, ou seja, a necessidade de deixar as coisas acontecerem, logo a necessidade de esperar, com confiança em si mesmo e na vida.
Outro significado é o abrir as asas para alçar vôo, é a expansão, é o pensar alto, é o colorido da vida.

A Criança (ou a esperança)
Para uma criança tudo é novo e os acontecimentos representam novidades e jovialidade.
Esta carta significa a infância e os filhos. Também simboliza a criança interior e a postura de se estar aberto (receptivo) perante a vida.
Representa a necessidade de flexibilizar numa determinada situação, pois o radicalismo impede o fluxo natural da energia e tende a estagnação.
Um outro significado é a ingenuidade ou a inocência, principalmente em situações que exijam atenção e percepção para que o consulente não seja deixado de lado nem passado para trás por pessoas maliciosas.
Outro aspecto é a imaturidade e a irresponsabilidade, pois a vida traz situações onde o aprendizado e a evolução são necessários, para se quebrar um padrão de comportamento.
Esta carta representa o Erê.

A Raposa (ou as armadilhas)
A raposa ouve muito bem, é silenciosa e é observadora, usa a cautela e a estratégia como precaução. Ela tem cuidado para não cair numa armadinha ou numa emboscada. A raposa é inteligente e aproveita as oportunidades que a vida oferece, por isso ela presta atenção em tudo, antes de agir.
Também representa a feminilidade, o charme e a sedução de uma mulher.
Outro significado é "a outra ou o outro" numa infidelidade conjugal.
Cuidado com as armadilhas no caminho.
Representa a Pomba-gira.

O Urso (ou as falsidades)
O urso abraça e finca as suas garras, quando vai matar a sua presa, logo significa a falsidade, a inveja, o ciúme, o despeito, o mau caráter, o mau conselho. são os amigos ursos, Geralmente ela se manifesta na área profissional.
Nenhum animal enfrenta uma mãe ursa. Só o grito dela afasta qualquer predador de seu filhote. Logo, representa a força e o ímpeto de uma pessoa.
O urso hiberna no inverno, logo em tempos difíceis. Revolta, instabilidade, racionalidade, materialismo e egoismo. Pode ser a tendência da pessoa ou um momento para se recuperar de alguma experiência desgastante.
Os ursos são uns dos maiores produtores de feromonios do reino animal, por isso eles andam quilômetros seguindo o rastro da fêmea. Representa o bom entronsamento (a química) sexual entre um casal e também o instinto animal.

A Estrela (ou a sorte)
Dizem que a estrela é a conversa entre Deus e o homem, o que remete a necessidade da meditação e a presença da inspiração e criatividade na vida de uma pessoa, principalmente dos artistas. Significa a Intuição (para atingirmos os nosso objetivos ou sonhos) e a Proteção Espiritual que sempre nos acompanha. Por isso devemos acreditar em nossa luz, em nosso brilho e na própria capacidade pessoal.
Foi uma estrela quem conduziu os três Reis Magos até Jesus. A luz rompe a escuridão, nunca estamos sozinhos e há uma mão invisível que nos aponta a melhor direção, portanto devemos confiar na providência divina, mas depende de nós querermos ou não trilhar o caminho indicado.
Também significa a saudade, pois lembramos de alguém quando vemos alguma estrela no céu.

A Cegonha (ou as novidades)
A cegonha é considerada uma ave de bom agouro, pois traz a surpresa e o inesperado, pois nunca sabemos se virá um bebê ou não. Se é menina ou menino, se são gêmeos ou não. Esta carta representa o imprevisto, a novidade, o que chega de uma forma inesperada. Daí a necessidade de vivermos no agora de uma forma inteligente, sem pressa ou ansiedade.
Ela representa mudanças sempre positivas. 

O Aliado (ou o cão)
O cão é o melhor amigo do homem, pois seu comportamento é de fidelidade, companheirismo e lealdade. Nos aceita, entende e nos apoia, pois inspira confiança. E, além do mais, não pede nada em troca.
Também indica a amizade desinteressada e a necessidade de ter amigos ou de ter uma vida social para que uma pessoa possa se sentir bem.
Também pode significar um protetor espiritual.

A Torre (ou a espiritualidade)
As donzelas da idade média ficavam isoladas nas torres dos castelos e se sentiam sozinhas, então esta carta simboliza a solidão e o isolamento necessário para a meditação, silêncio e a necessidade de entrarmos em contato com o nosso Eu Interno para promovermos a elevação espiritual.
Esta carta representa o destino, o Karma, o que é preciso acontecer na nossa vida.
Também é uma carta espiritual, pois propicia a elevação da alma até Deus, uma vez que a torre está em contato direto com o céu.

O Jardim (ou as ervas)
O jardim é um lugar onde plantamos e colhemos, é a ação e reação e a lei do retorno. Logo exige o nosso cuidado e atenção. Se não plantamos, não colhemos nada. É o mérito e o reconhecimento das nossas ações, só nós somos responsáveis pelos nossos atos.
Às vezes é o nosso jardim interno que precisa ser cultivado.
Também indica namoro, pois as pessoas apaixonadas gostam de estar juntas num lugar bonito e aproveitam para ter lazer, fazer um pic-nic e apreciar bons momentos.
O orixá desta carta é Ossaê.

A Montanha (ou a justiça)
Esta carta representa a justiça (terrena ou divina) e todo o seu universo, processos judiciais, heranças, disputas legais, leis, procurações e papeladas.
Que bom seria se todos pudessem administrar suas vidas com justiça e retidão. É justo agir com bom senso e assumir a responsabilidade sobre os próprios atos, como é justo ser verdadeiro consigo mesmo e com o próximo.
É uma carta parada e também significa um grande problema, pois não é nada fácil atravessar uma montanha. Como não é fácil 'carregar' uma montanha nas costas.
O orixá desta carta é Xangô ou São Jerônimo.

Os Caminhos
Esta carta significa a estrada da vida, os caminhos a serem percorridos. Os caminhos sempre nos indicam caminhar na rota conhecida ou nos aventurarmos por um novo atalho. É a possibilidade de explorar novos territórios e descobrir coisas novas.
Ela representa também os caminhos abertos, sem obstáculos, onde encontraremos uma certa facilidade, mas depende de nós caminharmos com uma nova postura, de peito aberto e confiantes no roteiro que fizemos antes de começar a caminhada.
O orixá desta carta é Ogum ou São Jorge.

O Rato (ou os desgastes)
Um grande rato comendo um pedaço de queijo indica que algo importante da sua vida está sendo roubado.
Você precisa de proteção na saúde o no setor material.
Significa perda em todos os aspectos. Alerta, cuidado com roubo.
Trás sempre chateações, desgastes e muitas vezes más influências espirituais.

O Coração (ou os sentimentos)
O simbolismo desta carta é universal, pois representa o amor e a afetividade, a compaixão e a solidariedade. Indica os sentimentos nobres, o entusiasmo, o romantismo, o colorido da vida, a ternura e o carinho. É aqui que reside o calor humano.
Também pode significar o coração físico do consulente ou de alguém.

As Alianças 
O anel é outro símbolo universal de união e reconciliação, cooperação e apoio de pessoas que se unem para atingir objetivos que não poderiam ser alcançados de maneira isolada.
Representa os vínculos, os acordos, os elos e as alianças que fazemos, sejam afetivas, familiares, profissionais e sociais.
Significa o compromisso, as associações, as parcerias, as uniões conjugais, laços afetivos, sociedades comerciais e relações de amizades.

Os Livros
O livro representa o esforço intelectual, logo os estudos e as pesquisas. 0 trabalho ou o investimento.
Resumindo, esta carta simboliza o lado profissional ou estudantil do consulente.
Também significa a necessidade de se guardar um segredo, ser discreto e ficar calado, pois ninguém lê o que está num livro fechado. Concretização de ideias, assinaturas de papéis importantes.

A Carta (ou o aviso)
Uma carta sempre traz notícias, convites, propostas, um desabafo ou um diálogo. A carta proporciona o contato entre as pessoas, seja pessoalmente ou via telefone, sms, e-mail, facebook ou msn.
Também signfica a comunicação, a necessidade de se expor com clareza ou a divulgação de um trabalho. Logo, reflete o momento da auto revelação, um convite.
As próprias Cartas Ciganas trazem uma mensagem de aconselhamento ou orientação espiritual.

O Cigano
Esta carta significa a polaridade yang, ativo e racional, representa o homem ou qualquer energia masculina. Pode ser o pai, o marido, o irmão, o chefe, o vizinho, o amigo.
No caso de ser o consulente, representa ele próprio.

A Cigana
Esta carta significa a polaridade yin, receptivo e emocional, representa a mulher ou qualquer energia feminina. Pode ser a mãe, a esposa, a irmã, a chefe, a vizinha, a amiga.
No caso de ser a consulente, representa ela própria.

Os Lírios (ou os rios)
Esta carta representa a paz interior, a tranqüilidade, a serenidade, a pureza e harmonia. 
A verdadeira paz espiritual é uma conquista pessoal, exigindo esforço, dedicação e procura.
Tudo flui no seu devido curso, como um rio. Paz de natureza profunda.
Representa o orixá Oxum ou Nossa Srª da Aparecida.

O Sol
O sol é a fonte da luz, do calor e da vida e seu raios representam as influências celestes ou espirituais recebidas pela terra.
Significa vitalidade, força, energia vital, sucesso, clareza e brilho intenso é o crescimento e a evolução em todos os sentidos.
Também pode significar a luz interna, a essência divina do consulente, ou seja a alma.
É sempre positiva por expressar a auto realização.
Representa o orixá Oxalá ou Jesus Cristo.

A Lua (ou as honrarias)
A lua representa o reconhecimento, compensação de todos os esforços, é o mérito.
Mas também a intuição (o lado sutil) e o lado feminino. É o que está oculto, pois muitas vezes a lua nem aparece no céu. Também pode representar por vezes, a inconstância (como em suas fases), é uma energia magnética muito poderosa.

A Chave (ou as soluções)
A chave sempre abre ou fecha portas.
Também significa a saída para os problemas, a busca de soluções e como o consulente vai agir diante das soluções encontradas.
Resolução de dúvidas. Alerta para que empenhamos em resolver os problemas.

Os Peixes (ou a matéria)
Na china os peixes significam dinheiro, negócios e bens materiais.
Esta carta representa a vida material ou financeira do consulente. Indica lucro (multiplicação) em novos empreendimentos e que o empenho na atividade profissional será recompensado.
Também simboliza a intensidade e a fartura numa determinada questão.
E pode representar a realização, a concretização de algo na vida do consulente.
Ganhos. Também indica tudo que é carnal e físico.

A Âncora
A âncora estabiliza as embarcações, dá firmeza e sustentação para que as mesmas não fiquem a deriva. Portanto, significa solidez e segurança.
Por outro lado, também significa a acomodação, o conformismo, a estagnação e o que está emperrado, pois também é uma carta parada.

A Cruz (ou a vitória)
Esta carta significa as vitórias e as conquistas após um período de luta sobre os obstáculos, espera e sofrimento do consulente.
É a glória conquistada pelo sacrifício. É a superação das dificuldades através da fé. É a vitória após um trabalho árduo, mas sempre com a orientação divina. É o triunfo, pois a alma é eterna e somos a centelha divina.
Na Cruz se juntam o céu e a terra; nela se confundem o espaço e o tempo.
Também significa Preto-Velho.






















domingo, 18 de setembro de 2011

Signos e os Quatro Elementos

Ar, Fogo, Terra e Água



Os Quatro Elementos Ar, Fogo, Água e Terra descrevem os quatro únicos tipos de personalidades associados aos signos do Zodíaco. Os elementos exibem uma profunda influência no carácter, comportamento, emoções, pensamento e intuição. Os céticos consideram estas qualidades muito gerais, mas elas reflectem-se nas nossa relações, ambições ou falta delas, e as mudanças inesperadas que sucedem nas nossa vidas.
A Astrologia tem como objectivo a concentração destas energias nos aspectos positivos, ganhar um melhor entendimento das qualidades positivas e aprender a lidar com as negativas, ajudando-nos assim a entender o nosso potencial máximo para podermos dar o melhor nas nossas vidas.
Recusar isto é recusar a própria vida e o destino. Todos nós necessitamos de ar para respirar, água para manter o nosso crescimento e a nossa limpeza, fogo para nos abrigar do frio e providenciar conforto, terra para viver junto de todas as coisas vivas e fazer crescer os nossos alimentos.

Signos Terra: Touro, Capricórnio, Virgem
Sentimos a terra debaixo dos nossos pés, o solo que sustem todas as formas de vida. Olha para o poder e a beleza das montanhas, um símbolo de estabilidade e solidez da terra. Todos os dias sentimos o mundo físico, andamos nesta terra, adoramos a beleza e os presentes que a mãe terra nos dá e sentimos o conforto de estarmos sobre terreno sólido.
Associada com os signos Touro, Capricórnio e Virgem, a Terra representa o lado prático e materialista da natureza, procurando a confiança estável de um ambiente estruturado no qual todos podemos funcionar. Sente a terra debaixo dos teus pés, sólida à medida que caminhas calmamente.
A Terra é paciente e confiável, sólida e forte. Estar ‘com os pés assente na terra’, faz com que se procure a prática e a resposta mais lógica para problemas que possam surgir. A Terra pode ser uma força de estabilidade numa relação, contribuindo para a a estrutura e organização, alcançando ao mesmo tempo a harmonia e o balanço. Uma expressão deste elemento pode ser uma personalidade rígida, estável que prefere o conforto da vida e não corre muitos riscos. Importância dada a mais aos bens materiais, pode evoluir para situações preocupantes e de stress.
Fraquezas: Ligações fortes, materialismo, resistência à mudança, muita atenção dada aos detalhes e falha em perceber as coisas no global.

Signos Ar: Gémeos, Balança,  Aquário
O Elemento Ar é associado a estes três signos. Procuram estabelecer-se a eles próprios no campo da intelectualidade. É através do processo do pensamento que desenvolvem ideias. É através da influência deste elemento que aprendem a comunicar. A partir do Ar ganham e partilham o conhecimento. O Ar contribui para as grandes invenções, na originalidade e na versatilidade das personalidades. Fornece um sentimento de liberdade, sem ligações, alcançando o exterior da própria mente.
Aprecia esta corrente de ar gentil, permite que passe livremente por ti e deixa que alimente a tua criatividade. O Ar expressa o amor das pessoas, a habilidade de pensar, de apreciar as diferenças entre os indivíduos, aceitar as diferentes perspectivas de cada um. Os pensamentos são uma força continua nas vidas dos nativos Ar. Está associado com a meditação onde a respiração profunda é essencial para atingir níveis altos de concentração, energia e relaxamento.
O Ar é utilizado para o transporte, voar e navegar. Deixa que os teus pensamentos cheguem mais longe, para além de onde queres chegar. Uma expressão um pouco exagerada da influencia do Ar, é viver num mundo de sonhos com objectivos irrealistas. Os nativos de Ar devem procurar manter-se práticos e desenvolver com consistência as suas habilidades intelectuais de acordo com o mundo real.
Fraquezas: Ausência de emoções, depressão, desconcentração e falta de ligação com o próprio ser. Uma atividade intelectual hiperativa pode bloquear a paz interior e a harmonia.

Signos Fogo: Leão,  Sagitário, Carneiro
Os signos Leão, Sagitário e Carneiro estão associados com o elemento Fogo. Representa a força da vida que brilha dentro de nós. Este elemento projeta para o exterior expressão própria, criatividade, coragem e entusiasmo. Sente o conforto de uma fogueira, ou calor quando vens de um ambiente frio. Precisamos do Fogo para os aspectos básicos como cozinhar a nossa comida. O Fogo fornece uma sensação de segurança, calor e inspiração que é partilhada pelos que o rodeiam. O Fogo apoia-se na confiança própria para lidar com os problemas que surgem sem hesitação.
Sem Fogo não existe radiação, convicção nem expressão. Uma faísca pode iluminar novas ideias, serve de indicador para iluminar um caminho para determinado objetivo com convicção e entusiasmo. Quando a influência do Fogo está fora de controle, este irá consumir tudo no seu caminho.
Fraquezas: Perca de interesse, egoticismo, mania excessiva.

Signos Água: Caranguejo,  Escorpião e Peixes
O elemento Água associado com estes signos influência as forças conscientes e subconscientes que atuam nas nossas vidas. Permite sentir a dor dos outros e oferece compaixão sincera. O Alerta psíquico está sempre presente no signos Água e mostra-se de vez em quando uma certeza que chega a ser assustadora. A Água procura curar aqueles à sua volta. Quando incontrolada, este elemento pode enviar emoções de uma forma devastadora resultando em alterações bruscas de humor quase sempre imprevisíveis.
Os sinais da Água necessitam de estabilidade e calma, como um rio que corre calmamente, alimentando todos os seres à sua passagem, e ao mesmo tempo redescobrindo novos caminhos. Quando exagerado, pode fazer com que se torne muito emocional, sensível e subjetivo.
Com as emoções ao rubro pode surgir depressão. A fraqueza pode resultar do fato de ser muito protetor ou possessivo com os entes queridos, fazendo com que atitudes frias e perca de rumo ocorra.

Um Balanço dos Elementos
A melhor combinação de cada tipo de elemento tenta criar um balanço entre os varios aspectos de cada um, resultando numa relação que procura o crescimento mútuo e a harmonia. Por exemplo os pares AR-FOGO e TERRA-ÁGUA; O elemento AR numa relação fornece ideias e sonhos que o elemento Fogo pode criar e tornar realidade. O elemento Água fornece sensibilidade e alimento para algumas das reservadas e frias decisões que a Terra possa tomar, criando assim estrutura sólida para um crescimento da relação no futuro. Ao mesmo tempo numa relação FOGO-ÁGUA o balanço pode ser alcançado tendo em conta que a Água pode fornecer sensibilidade e incutir paciência ao Signo Fogo. Ao mesmo tempo o Fogo pode segurar as rédeas da relação com a coragem e determinação que puderam faltar na Água.
Quando 2 elementos do mesmo tipo se combinam, a harmonia pode ser alcançada quando as necessidades e objetivos são iguais para ambos.
Idealmente deveriamos procurar relações entre os pares TERRA-ÁGUA e AR-FOGO, outras combinações também podem funcionar desde que os parceiros aprendam a se respeitarem um ao outro.

AMOR SEMPRE!

Seja!



Muitas vezes ficamos espantado com tantas coisas acontecendo ao nosso redor e ao mesmo tempo nos perguntamos sobre O que Podemos Fazer!? Posso afirmar que podemos fazer muito. Basta termos uma atitude e perder o medo de sair do estado de conforto. Temos que ter a coragem de dar o primeiro passo para a Reforma Íntima e assim contribuir mais consigo mesmo e com o próximo. Existem inúmeros exemplos de pessoas que dedicam suas vidas para ajudar aos mais carentes, mas não significa somente aqueles com problemas de moradia e alimentação, mas pessoas com falta de conhecimento, cultura e conhecimento que as ajudem a ter melhores chances sejam em qual setor ou momento da vida que estejam atravessando...
às vzs, basta uma conversa, uma palavra de carinho, um afago na alma! 

Seja Fonte

Fonte de água pura e cristalina,
seja água abundante
para quem tem sede de amor,
de aconchego, de força, de apoio, de diretriz.
Se você não tem nenhum motivo
para ser feliz, seja feliz por ser fonte,
por ser procurado por aqueles que precisam de você.

Seja porto

Porto de chegada de almas cansadas...
Seja porto para aqueles que andam perdidos pelo mundo,
E que precisam de um lugar tranquilo para descansar o fardo que carregam.
Para ser porto de chegada, abrace, afague, receba, dê boas vindas...
Seja porto de saída, saída para quem precisar partir, despedindo-se das ilusões, das dores dos fracassos e decepções.
Ajude, apóie converse, estendas as mãos, ouça, oriente...
Seja também porto seguro para aqueles que lhe ama e precisa de você.
Para ser porto seguro, esqueça o ego e pense no próximo, esqueça suas dores e amenize as dores do próximo.

Seja ponte

Ponte que liga a vida terrena à eternidade do céu.
Compreenda, perdoe...
Para ser ponte esteja no fim da estrada daqueles que não encontram o caminho de volta.
Seja a passagem e não o atalho...
Seja o caminho livre e não o pedágio.

Seja estrada

Estrada longa, gostosa de passear...
Estrada iluminada de dia pelo sol e de noite pelo luar.
Seja estrada que guia... estrada que conduz a outros caminhos.

Seja estrela

Seja a estrela que mais brilha no firmamento.
Para ser estrela, ilumine os que lhe cercam, distribua luz gratuitamente.
Seja estrela guia, estrela da sorte.

Seja chuva

Chuva que molha os corações secos, vazios de amor, de esperança, de paz.

Seja árvore

Árvore que dá fruto para quem tem fome.
Que dá sombra e refresca o árduo calor dos caminhantes que seguem pela vida.
Por que ser árvore é ter raízes sólidas e profundas.
É ter braços que se alongam, que se estendem...
É ser forte e enfrentar temporais.
É ter suas folhas embaladas pelo vento, é ser molhada pela chuva e acalentada pelo sol, é fazer parte da criação como um ser único.

Paz e Luz em seu coração!










sábado, 17 de setembro de 2011

Ho'oponopono


Em Havaiano, Hoo significa “causa”, e ponopono quer dizer “perfeição”, portanto Ho’oponopono significa “corrigir um erro” ou “tornar certo”.
Ho'oponopono é um sistema havaiano de cura onde, através desse sistema, podemos nos livrar das recordações que tocam repetidamente nossa mente, como os dialogos mentais incessantes e muitas vezes obsessivos a respeito de situações desagradáveis, e encontrar a Paz.
Sem a interminável repetição de pensamentos, sem crenças limitadoras, sem princípios condicionados, sem lembranças dolorosas, um espaço vazio se abre dentro de nós. O que é o necessário para que haja espaço para que tudo de bom penetre.
Ao nos libertarmos de recordações dolorosas, Ho’oponopono nos permite desvencilhar das causas de desequilíbrios e doenças nos possibilitando abrir nossas mentes a pensamentos de origem Divina.
Ho'oponopono nos ensina que devemos limpar todas as recordações, com quatro simples frases que abrangem tudo:

Sinto muito.
Me perdoe.
Te amo.
Sou grato.

O Ho’oponopono é um apelo a Divindade para cancelar as memórias que estão se repetindo como problemas.
Com o Ho’oponopono estamos assumindo a responsabilidade pelas memórias que compartilhamos com as outras pessoas.
Se somos totalmente responsáveis por nossas memórias cabe a nós domá-las e modificá-las e até mesmo eliminá-las. A medida que nos modificamos tudo a nossa volta também se modifica.
A kahuna* Morrnah Simeona, ensinava que; ”Estamos aqui somente para trazer Paz para nossa própria vida, e se trazemos a Paz para nossa vida tudo em nossa volta descobre seu próprio lugar, seu ritmo e Paz.”. Esta é a essência do processo Ho’oponopono.

 *"Kahuna" em havaiano significa guardião do segredo.


sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Dez Dedos Unidos No Namastê:


O número 10 é símbolo da perfeição, da unidade, do equilíbrio perfeito.
Os 10 mandamentos.
As 10 emanações da Árvore da Vida.
Os 10 vértices da estrela de Pitágoras.
A Parábola dos Dez Talentos (Mt,25)

Toda a criatura é um reflexo dos Dez Atributos Divinos:
Apego, Bondade, Conhecimento, Entendimento, Esplendor, Harmonia, Perseverança, Realeza, Sabedoria, Severidade.

Namastê traz o Sagrado para dentro de cada ser Humano, afirmando que Deus não está no céu, num templo ou mesmo na natureza.
Deus está em tudo, em cada um de nós, e qualquer dissociação da imagem do Divino da nossa é inútil.
Ao fazer Namastê, afirmamos que todos somos filhos e partes do Sagrado
Indissociáveis e iguais.


Namastê!

NA significa NÃO
MAS significa EU
TE significa VOCÊ.
Portanto,
NÃO EU mas VOCÊ!
Namastê!

Namastê é um cumprimento ou saudação falada no Sul da Ásia. Namaskar é considerado uma forma ligeiramente mais formal, mas ambas as expressões expressam um grande sentimento de respeito.
Utiliza-se na Índia e no Nepal por hindus, sikhs, jainistas e budistas. Nas culturas indianas e nepalesas, a palavra é dita no início de uma comunicação verbal ou escrita. Contudo, o gesto feito com as mãos dobradas é feito sem ser acompanhado de palavras quando se despede. Na ioga, namastê é algo que se dirá ao instrutor e que, nessa situação, significa “sou o seu humilde criado”.
Literalmente significa "curvo-me perante ti"; a palavra provém do sânscrito namas, "curvar-se", "fazer uma saudação reverencial", e (te), "te".
Quando dito a outra pessoa, é normalmente acompanhada de uma ligeira vénia feita com as duas mãos pressionadas juntas, as palmas tocando-se e os dedos apontando para cima, no centro do peito. O gesto também pode ser realizado em silêncio, contendo o mesmo significado.


Significados na Cultura Global

"Eu honro o Espírito em você que também está em mim.
"Eu honro o local em você em que o Universo inteiro reside, eu honro o lugar em você que é de Amor, de Integridade, de Sabedoria e de Paz. Quando você está neste lugar em você, e eu estou neste lugar em mim, nós somos um"
"Eu saúdo o Deus dentro de você"
"Seu espírito e meu espírito são um"
"O divino em mim cumprimenta o divino em você"
"A Divinidade dentro de mim compreende e adora a Divinidade dentro de você" 
"Tudo que é melhor é mais superior em mim cumprimenta/saúda tudo que é melhor e mais alto em você" 
"O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você"
NAMASTÊ
para todos os povos,
de todas as raças,
de todas as religiões,
de todos os lugares.

NAMASTÊ PRA VOCÊ!!


quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Flor de Lótus



O lótus é um dos oito símbolos auspiciosos e uma das mais pungentes representações do ensino budista. As raízes do lótus estão na lama, o caule cresce através da água, e essa metáfora fortalece a flor perfumada que desabrocha sua beleza acima da água a cada raio de sol. 
Este padrão de crescimento significa o progresso da alma que mesmo adversa vindo da lama materializa-se na primavera e sobrepõe-se a todas as adversidades. Embora haja outras plantas que nasçam acima da água, apenas o lótus que devido à força do seu caule, sobe de oito a doze centímetros acima da superfície demonstrando a sua grandeza e exuberância. 
De acordo com o Lalitavistara, "o espírito do melhor dos homens é impecável, tal como o lótus na água enlameada que não aderem a ele." 
De acordo com outro especialista, esotérico budista, "O coração dos seres é como uma lótus fechada: quando as virtudes do Buda desenvolver neles, o lótus ira florescer; é por isso que Buda sempre está representado em um lótus florescente". 
O lótus é uma das melhores metáforas do budismo aparece em todos os tipos de arte budista em todas as culturas budistas, elas muitas vezes embelezam as artes têxteis, cerâmicas e arquitetura. A mais importante divindade budista "Buda" é associada a lótus, por estar sentada sobre uma em plena floração ou tela em suas mãos, isso aparece em algumas imagens do Buda de pé ou cada pé repousa sobre um lótus separada. A cor do lótus tem uma influência importante sobre a simbologia associada a ela.


FLOR DE LOTUS BRANCA

Esta representa o estado de perfeição espiritual e mental total pureza e proclama a sua natureza perfeita, uma qualidade que é reforçado pela cor de seu corpo.
Lótus Rosa: Este supremo do loto, geralmente reservada para os mais altos deidade. Assim, naturalmente, é associado com o Grande Buda.

FLOR DE LOTUS ROSA


Isto significa a natureza original e pureza do coração (hydria). É o loto de amor, compaixão, paixão e todas as outras qualidades do coração. É a flor de Avalokiteshvara, o Bodhisattva da compaixão.

FLOR DE LOTUS AZUL

Este é um símbolo da vitória do espírito sobre os sentidos, e significa a sabedoria do conhecimento. Não é surpreendente que sejam as flores preferidas de Manjushri, o Bodhisattva da sabedoria.

OM MANI PADME HUM.
Ó jóia preciosa do lotus.

Tal como o lótus que cresce
da escuridão do lodo para a superfície,
abrindo as flores somente após ter-se erguido
além da superfície da água.
Suas flores ficam livres do lodo
e da água que as nutriram.
Pura e límpida como tivesse sido gerada
em uma incubadora esterilizada.
Do mesmo modo a mente expande suas verdadeiras
qualidades (as pétalas) após ter-se erguido dos fluidos turvos
da paixão e da ignorância. Transformando o poder tenebroso
da profundidade no puro néctar radiante
da Consciência Iluminada,
a flor de lótus (Padma ou Pema).



Sim, nós somos humanos!



Divinamente Humanos. Humanamente Divinos. Travamos nossas batalhas pessoais com nosso Ego.Enfrentamos nossos desafios. Vivemos nossos romances ou nossos dramas. Encarnados em personagens.Aqui nos desnudamos das máscaras... Nós nos carregamos de lindas energias... Para que nossa Luz Interna brilhe. E que conectados coração com coração possamos espalhar essa Luz ao Mundo. Somos aventureiros do Grande Mistério. Aprendemos novas linguagens e fazemos grandes viagens. Somos Guerreiros da Luz.Eliminando os lugares escuros. Dentro e fora de nós. Não somos portadores da Verdade... não... ainda não. Mas Portamos a Luz que recebemos. Em nossas noites solitárias. Em nossos momentos de conexão. Em nossas orações. Em nossos clamores. Em nossos encontros com os irmãos e irmãs. O que existe aqui é uma Sinfonia de Paz, Amor Incondicional Gratidão, Partilha, Cooperação... Um pedacinho do céu. Cada um é uma nota, um tom. E juntos ensaiamos a grande sinfonia da Nova Terra.

ALEGRIA SEMPRE!

Sim, Nós Somos Livres!





"Toda pessoa tem o direito à liberdade de pensamento, 
consciência e religião; este direito inclui a liberdade de 
mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar 
essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto 
e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular, portanto meu único objetivo nesse cantinho maravilhoso
é apenas lhe transmitir bons fluídos, mensagens de amor e paz
e alguns textos informativos que caberá somente a você , guardá-los ou não.

Se você é importante para você mesmo,
será também para seu próximo.

Você é fonte propulsora.
Cuide, portanto, do que emite.
Pense, reflita, e saia de você
o que você mesmo receberá:
o bem maior que é o amor!

E é somente isso que
que o Universo e nossos irmãos precisam:

Amor!